Meta anuncia bloqueio de perfis que apoiaram invasões em Brasília

Facebook e Instagram estão removendo todos os vídeos relacionados ao ataque terrorista.

Meta visa diminuir conteúdos que propagam o ódio e a violência. Fonte: Divulgação/Meta
Meta visa diminuir conteúdos que propagam o ódio e a violência. Fonte: Divulgação/Meta
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O último domingo (09), foi marcado por ataques ao congresso nacional em Brasília. Inflamados por perfis ligados ao ex-presidente, os manifestantes adentraram no congresso depredando os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, causando grandes estragos ao patrimônio público.

A META, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, adotou uma medida para coibir a difusão desse tipo de conteúdo. Neste primeiro momento serão excluídos imediatamente todas as postagens incentivando os ataques ou relativizando os mesmo, seja em Brasília, ou em qualquer outro patrimônio público.

O porta-voz da empresa americana Andy Stone afirmou que a Meta está designando este fato como uma violação, indo contra as regras aplicadas pela META, logo todos os conteúdos que apoiam ou elogiam estas ações serão removidos. Stone também confirmou que a companhia está monitorando ativamente suas rede e que continuará removendo qualquer tipo de conteúdo que viole suas políticas.

A META já havia aplicado uma sanção semelhante recentemente. Em 2022, antes das eleições presidenciais, a empresa já havia colocado o Brasil como um dos principais alvos para o monitoramento contra a disseminação de fake news, assim como conteúdos de ódio ou de incentivo a violência.

Empresa anunciou o bloqueio devido aos recentes acontecimentos no Brasil. Fonte: Reprodução/YouTube
Empresa anunciou o bloqueio devido aos recentes acontecimentos no Brasil. Fonte: Reprodução/YouTube
Empresa anunciou o bloqueio devido aos recentes acontecimentos no Brasil. Fonte: Reprodução/YouTube

No entanto, os internautas podem ajudar neste monitoramento denunciando todo tipo de conteúdo impróprio, a seguir, os passos que devem ser feitos em cada rede social.

Facebook

Nesta plataforma, o usuário deve acessar a publicação que deseja denunciar, tocar no canto superior direito da postagem, acessar obter apoio ou fazer denúncia. O internauta pode selecionar qual a opção descreve melhor como a publicação viola os padrões da comunidade.

Instagram

Nesta rede social, o usuário deve pressionar os três pontos que ficam ao lado direito da tela, logo após selecionar a opção Denunciar e escolher a categoria onde a postagem viola os padrões da comunidade, o mesmo vale para perfis.

WhatsApp

O usuário deve abrir a conversa com o contato a ser denunciado, acessar o menu “Mais Opções” e logo após “Denunciar”. Ao fim, selecione a caixa exibida para bloquear o usuário (caso deseje), e apagar as mensagens da conversa.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: