Conflito entre TikTok e governo americano ganha novo capítulo

Senadores pressionam Apple e Google para retirar o aplicativo de suas lojas.

Senadores pressionam Apple e Google para o banimento do TikTok. Fonte: Reprodução
Senadores pressionam Apple e Google para o banimento do TikTok. Fonte: Reprodução
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Durante os últimos dias, TikTok e o governo americano vem travando uma dura batalha. O aplicativo está envolvido em um caso grave de vazamento de dados e informações confidenciais sobre seus usuários, o governo americano cogita a participação do governo chinês, ao impor o compartilhamento destes dados.

A última atualização sobre este conflito foi revelada nesta quinta-feira (2), quando foi exposta uma carta enviada pelo senador democrata Michael Bennet aos CEOs da Apple e Google, solicitando o banimento da rede social em seus respectivos sistemas operacionais. O documento é mais uma das formas que o governo americano vem abordando para pressionar a exclusão do aplicativo no país. Anteriormente, o presidente do país, Joe Biden, assinou uma lei que torna terminantemente proibido o acesso ao TikTok por celulares de agentes do governo.

Audiência irá ocorrer em março. Fonte: Reprodução/YouTube
Audiência irá ocorrer em março. Fonte: Reprodução/YouTube
Audiência irá ocorrer em março. Fonte: Reprodução/YouTube

Segundo o senador, “a grande influência e a coleta agressiva de dados feita pelo TikTok representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA devido às obrigações que a ByteDance possui com as leis chinesas. Dadas essas preocupações graves e crescentes, peço que você remova o TikTok de suas respectivas lojas de aplicativos imediatamente.”

Bennet é membro do Comitê de Inteligência do Senado Americano e foi um dos primeiros a pressionar publicamente Apple e Google sobre a exclusão do aplicativo de suas plataformas, algo que deve se tornar comum, levando em consideração a crescente pressão vinda dos políticos.

Os recentes acontecimentos levaram a convocação do CEO do TikTok Shou Zi Chew a testemunhar perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara. O porta-voz do aplicativo, Brooke Oberwetter, afirma que todas as dúvidas sobre o aplicativo serão esclarecidas na audiência convocada para março. Segundo Oberwetter, a rede social planeja apresentar seus planos abrangentes para proteger a segurança dos usuários dos EUA.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: