Vinicius Junior: Luzes do Cristo Redentor foram apagadas em protesto contra o racismo

O racismo sofrido pelo atleta está reverberando mundialmente, com manifestações de líderes políticos e, agora, com o apagão do Cristo Redentor

Cristo Redentor apagou as luzes em solidariedade a Vini Jr. Foto: Reprodução/ESPN, Twitter
Cristo Redentor apagou as luzes em solidariedade a Vini Jr. Foto: Reprodução/ESPN, Twitter
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Mais um episódio lamentável perturbou a carreira de Vinicius Junior neste final de semana, com um estrondoso caso de racismo registrado na partida entre Valencia e Real Madrid válida pela polêmica La Liga. Nesta segunda-feira (22), em meio a uma onda fervorosa de protestos e gestos de solidariedade, os cariocas se surpreenderam com um apagão entre 18h e 19h no Cristo Redentor, que teve sua iluminação totalmente desligada neste período. 

A ação é fruto de uma cooperação entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o grupo Observatório da Discriminação Racial no Futebol para dar continuidade às exigências de resposta enviadas freneticamente ao Ministério Público da Espanha, que abriu um procedimento formal para investigar o caso. 

Confira o relato do jogador:

O racismo sofrido por Vini Jr. na Espanha é apenas um retrato da realidade que, infelizmente, voltou a ficar explícita em âmbito global. De acordo com um comunicado publicado no perfil oficial do Cristo Redentor nas redes sociais, a medida foi tomada como ato de alerta ao preconceito que se agrava ao redor do mundo. 

O que aconteceu com Vinicius Junior?

No domingo (21), o jogador Vini Jr. queixou de uma manifestação racista dos torcedores do Valencia, em partida disputada na Espanha. Na ocasião, um grupo agitado de torcedores gritava "macaco" para se referir ao atleta brasileiro, que ficou indignado com a situação, pausou suas ações dentro das quatro linhas e exigiu respeito, apontando para a arquibancado e gesticulando com o árbitro, praticamente implorando por alguma ação eficiente contra o racismo.

A maior surpresa veio em seguida, afinal ninguém fez absolutamente nada para impedir os ataques, incluindo os árbitros da partida, que optaram pela expulsão de Vini após análise absurda do VAR do confronto, Ignacio Iglesias Villanueva.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: