Nasa planeja cultivar plantas na Lua em 2015

Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A Nasa divulgou nesta semana que pretende enviar um viveiro para cultivar plantas como nabo, agrião e manjericão em direção à Lua. Esta ideia consiste em desenvolver uma horticultura capaz de garantir alimentação humana na própria superfície do único satélite natural da Terra.

"Nosso conceito é o desenvolvimento de uma câmara de cultivo simples, selada, que possa sustentar a germinação em um período de cinco a dez dias na Lua", afirmou a agência espacial americana.

"Um filtro de papel com nutrientes dissolvidos, dentro da câmara, pode alimentar uma centena de sementes de agriões, dez sementes de manjericão e outras dez de nabo", prosseguiu a Nasa no relato. Esta é uma medida que pode propiciar a permanência dos seres humanos fora da órbita terrestre por décadas.

"Recém-germinadas, as plantas podem ser tão sensíveis quanto os humanos às condições ambientais e às vezes até mais sensíveis", continua o comunicado. "As plantas levam material genético que pode ficar danificado pela radiação, da mesma forma que os humanos".

A tentativa de cultiva fora do planeta Terra é um grande passo para o desenvolvimento de pesquisas a respeito da Lua, já que, caso tudo dê certo, o homem poderá estender o tempo de estudos no satélite natural e trazer consigo informações e conclusões importantes que até então nunca foram descobertas.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor