NASA testa novo foguete que pode ir a Marte em apenas 45 dias

Veículo será movido a energia nuclear.

NASA está produzindo foguete que diminui tempo de viagem até Marte. Fonte: Reprodução/YouTube
NASA está produzindo foguete que diminui tempo de viagem até Marte. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Agência Espacial Americana (NASA), em parceria com um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida, está desenvolvendo e testando um foguete com propulsão nuclear. Segundo os cientistas responsáveis, o veículo pode tornar as viagens para Marte muito mais rápidas, podendo ser lançado já em 2027.

O projeto, chamado de “Nuclear Thermal and Nuclear Electric Propulsion” (ou em livre tradução Propulsão nuclear elétrica e térmica), visa misturar tecnologias aplicadas nos setores da indústria náutica e na indústria aeronáutica, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o tempo de viagem para os foguetes.

Segundo os idealizadores da iniciativa, a nova tecnologia de propulsão térmica nuclear empregada irá permitir que a espaçonave percorra uma maior distância em um menor tempo, possibilitando um envio de cargas mais rápido para a base lunar, além de aumentar as distâncias para as missões robóticas. Uma viagem para Marte, por exemplo, irá reduzir o tempo de nove meses para apenas 45 dias.

Foguete irá utilizar fissão nuclear para propulsão. Fonte: Divulgação/NASA
Foguete irá utilizar fissão nuclear para propulsão. Fonte: Divulgação/NASA
Foguete irá utilizar fissão nuclear para propulsão. Fonte: Divulgação/NASA

A propulsão elétrica nuclear (NTP), se caracteriza pela utilização de um reator nuclear que, por sua vez, a aquece um propulsor de hidrogênio líquido (LH2), transformando-o em plasma, ou seja, gás ionizado. O resultado é uma matéria que será canalizada entre os bicos de saída gerando uma grande força de empuxo.

A propulsão elétrica nuclear (NEP), no que lhe concerne, utiliza um reator nuclear que fornece eletricidade a um propulsor de efeito Hall, que cruza campos elétricos e magnéticos, confinando elétrons e acelerando íons, acelerando também um gás inerte para criar impulso.

No entanto, nem tudo são flores, a NASA vem estudando possíveis riscos as seguranças dos astronautas, pensando nisso a agência do Departamento de Defesa norte-americano afirma que irá utilizar urânio de alto teor, porém, pouco enriquecido ao invés de urânio altamente enriquecido, outro ponto é que ativação só será feita quando o foguete chegar ao espaço.

A NASA irá levar missões tripuladas a Marte durante a próxima década e prevê a realização dos primeiros testes ainda em 2027.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: