Após denúncias de funcionárias do aeroporto internacional de Belém, um funcionário foi afastado do cargo após ser detido sob acusação de assediar passageiras e as próprias funcionárias do local. Ele foi flagrado em um vídeo filmando com um tablet por baixo das saias e vestidos das mulheres enquanto elas subiam uma escada rolante no aeroporto.
O acusado foi detido em flagrante na segunda-feira (31) pela Polícia Federal. Ele tem 53 anos e é chefe do setor de Tecnologia da Informação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). No momento em que foi preso, ele tinha um tablet, que seria o mesmo utilizado nas filmagens.
O vídeo gravado flagrando o acusado será analisado pela polícia e poderá servir de prova contra ele. Neste, o funcionário da Infraero posicionava-se atrás das vítimas e manipulava o tablet para obter imagens das partes íntimas delas.
Uma das funcionárias que denunciaram a atitude do suspeito peo diu para nser identificada, mas contou que isso já ocorria há muito tempo e sempre do mesmo modo: ele esperava mulheres subirem na escada rolante para posicionar o tablet com uma das mãos abaixo do joelho e obter imagens das partes íntimas, e ao chegar no andar superior voltava para sua sala de trabalho com naturalidade.
Ele será acusado pelo delito de importunação ofensiva ao pudor e, pelo que diz o código penal, de menor potencial ofensivo segundo a polícia. O funcionário foi liberado após prestar depoimento, porém foi afastado pela Infraero de seu serviço e será ouvido pela corregedoria após a sindicância aberta para apurar sua má conduta.

