De acordo com site, padres e ex-seminaristas acusam Arcebispo de Belém de assédio sexual

No sábado (5), antes mesmo da confirmação da acusação, Dom Alberto Taveira emitiu uma carta em sua defesa.
No sábado (5), antes mesmo da confirmação da acusação, Dom Alberto Taveira emitiu uma carta em sua defesa.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Os jornais noturnos da Rede Globo anunciaram ontem (5) que nesse domingo (6), no Fantástico, será transmitida uma matéria sobre um escândalo na Arquidiocese de Belém do Pará envolvendo o Arcebispo da capital, Dom Alberto Taveira. Vários jornalistas locais especulavam quais seriam os motivos por trás da reportagem.

Poucas horas depois, o próprio Arcebispo emitiu uma carta em sua defesa, indicando que jornais locais preparavam uma reportagem caluniosa, um escândalo sem precedentes em sua carreira e na Arquidiocese de Belém. Em suas palavras, Dom Alberto relata que soube dessa informação há poucos dias e que as acusações foram feitas sem ao menos ser "previamente questionado, ouvido ou tido qualquer oportunidade para esclarecer esses pretensos fatos postos nas acusações".

Em meio aos rumores apurados por jornalistas, estava a possibilidade de que a acusação fosse de assédio sexual, confirmado agora pelo site paraense Ver-o-Fato, que indica que dois padres da região metropolitana e sete ex-seminaristas do Instituto Pio X, que estão com seus nomes em sigilo, são os autores das denúncias. Destes ex-seminaristas, quatro foram expulsos e os outros três pediram para sair.

O caso teria sido denunciado ao Ministério Público pelas vítimas e seguiu para inquérito da Polícia Civil. De acordo com a reportagem, os denunciantes e o próprio acusado já foram ouvidos pela polícia. A denúncia também está sendo apurada por uma comissão do Vaticano, que esteve em Belém por sete dias, recentemente.

Ainda de acordo com o reportagem, o bispo do Marajó, Dom José Luiz Azcona é apontado como responsável pelas denúncias à Roma e à reportagem que será transmitida hoje no programa dominical global. Todavia, Azcona não cedeu entrevista ao jornal Ver-o-Fato para confirmar ou negar.

Fiéis e amigos de Dom Alberto iniciaram uma campanha contra as reportagens ditas caluniosas sobre o religioso e preparam abaixo-assinados, além de vasta movimentações nas redes sociais quando a reportagem do Fantástico for ao ar.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: