Lua de Saturno teria "lago oculto", segundo a NASA

Lua de Saturno teria "lago oculto", segundo a NASA
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Medições sofisticadas usando a sonda Cassini, da Nasa, permitiram que pesquisadores detectassem o sinal gravitacional de água na lua de Saturno nomeada de Enceladus. A descoberta reforçaria a tese de que a lua poderia conter fatores favoráveis para surgimento de vida, mesmo que microscópica.

O professor Luciano Iess, que comanda a equipe de pesquisadores da Universidade Sapienza, de Roma, comentou sobre a descoberta: "As medidas que fizemos são consistentes com a existência de uma larga reserva de água mais ou menos do tamanho (em termos de volume) ao lago Superior (situado entre os Estados Unidos e o Canadá e considerado o maior lago de água fresca do mundo em volume)".

Estas descobertas podem reforçar a visão de que a lua de 500 quilômetros de diâmetro seria um dos melhores lugares além da Terra para buscar a existência de vida microbial, e os dados coletados nela sugerem que o volume de líquido encontrado estaria situado 40 quilômetros debaixo da superfície da camada de gelo de Enceladus.

Há a crença por parte dos cientistas de que a lua de Saturno contaria com um oceano subglacial vem crescendo desde que a Cassini detectou a existência de uma atmosfera difusa na lua, em 2005. Observações subsequentes associaram a fonte dessa atmosfera a jatos de vapor de água ricos em minerais sendo emanados da superfície da lua.

A órbita de Enceladus em volta de Saturno é excêntrica, não circular. A gravidade do gigantesco planeta deveria, portanto, espremer e esticar a pequena lua, quando ela realiza essa trajetória, aquecendo pedaços de suas camadas de gelo e derretendo-os.

Existem suspeitas fortes da existência de oceanos subglaciais em uma série de luas no nosso sistema solar. O maior satélite de Saturno, Titã, provavelmente conta com um desses. Assim como algumas das luas de Júpiter, como Europa, Ganimedes e Calisto. E talvez até mesmo a mais distante lua de Triton, que orbita em torno de Netuno.

Após estas análises das sondas que estão na órbita destes locais, Enceladus e Europa são as que despertam mais interesse e que embora ainda seja cedo pra uma conclusão mais precisa, seja muito provável que sua água esteja em contato com rocha, o que poderia resultar em reações químicas capazes de dar início à vida.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: