NASA testa "disco voador" que pode levar astronautas a Marte

NASA testa "disco voador" que pode levar astronautas a Marte
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A NASA testará um equipamento com aparência similar a de um disco voador que  futuramente poderá levar pessoas ao planeta Marte. O equipamento em si trata-se de uma sonda planetária conhecida batizada de “Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade” que permitirá pouco suave no planeta vermelho.

O local escolhido para fazer testes com tal equipamento foi a ilha havaiana de Kauai, cujos moradores terão a visão curiosa do equipamento “despencando” para a superfície do oceano. Isto ocorrerá após este ser transportado até uma altura de 55 quilômetros por meio de uma combinação de foguetes e balões de alta altitude.

No auge do treinamento, o O LDSD vai alcançar a velocidade Mach 3,5. A partir daí, discos infláveis e um paraquedas gigantesco, que aumentará consideravelmente o arrasto atmosférico - permitirá a redução do ritmo de queda para Mach 2.

O objetivo do projeto é permitir o pouso de cargas maiores sobre a superfície de Marte, um planeta cuja fina atmosfera, que é apenas 1% mais densa que a da Terra, faz a aterrissagem ser extremamente difícil.

O chefe do laboratório de propulsão da Nasa, Allen Chen explicou o processo: “Pode parecer óbvio, mas a diferença entre o pouso e choque é a hora de parar. Para Marte, nós só temos duas opções: foguete ou arraste aerodinâmic, explicou à revista New Scientist 

A agência já havia utilizado a técnica antes, em 1976, quando a missão Viking implantou paraquedas e foguetes para soltar com segurança um par de sondas no planeta. Porém como os atuais robôs ficaram mais pesadas e complexos, os cientistas estão tendo dificuldade em assegurar uma descida segura.

Para missões humanas o equipamento desenvolvido deve suportar pousos com pesos superiores a 100 toneladas, e o esforço terá de ser significativamente maior do que uma sonda ou nave comumPor isso a agência alega que será preciso desacelerador o supersônico a ser usado.

O “disco voador” desenvolvido pela NASA teria capacidade de suportar cargas entre 1 e 10 vezes mais pesado do que sonda Curisioty que está em Marte. Os testes com o equipamento prosseguirão nos próximos dois anos.

 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: