Sonda da Nasa Opportunity bate recorde de distância percorrida em Marte

Sonda da Nasa Opportunity bate recorde de distância percorrida em Marte
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Um novo recorde foi registrado pela Nasa durante esta semana. A distância percorrida pela sonda Opportunity superou o antigo recorde estabelecido em 1973 pela sonda soviética que estava na Lua.

Foram alcançados 40 quilômetros percorridos pela sonda em Marte, que está no planeta vermelho desde o ano de 2004, mais precisamente desde janeiro. Ela foi construída para suportar uma distância percorrida de apenas um quilômetro, porém teve longevidade e superou suas próprias capacidades operacionais ao qual estava projetada.

De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, perto de Pasadena, na Califórnia, a sonda em uma borda de uma cratera marciana, o robô alcançou mais 48 metros ao elevando sua jornada para 40,25 quilômetros. A sonda lunar tripulada guiada pelos astronautas da missão Apollo 17 atravessou “apenas” 35,7 quilômetros em 1972.

Apesar do recorde, a sonda Opportunity ainda não parou sua jornada e ainda tem quilômetros a percorrer. Agora o plano é direcionar a sonda para um vale em Marte que pode somar mais 2 quilômetros na maratona.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: