Regina Duarte diz que está em “noivado” com o Governo Bolsonaro

Regina Duarte está em fase de adaptação, conhecendo mais sobre as funções da Secretaria da Cultura
Regina Duarte está em fase de adaptação, conhecendo mais sobre as funções da Secretaria da Cultura
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Os brasileiros estão acompanhando desde a semana passada a "novela" da Secretaria da Cultura após o polêmico vídeo do Ex-secretário, Roberto Alvim, utilizar frases do ideólogo nazista Joseph Goebbels, que culminou em sua exoneração do cargo. Com a saída de Alvim, a busca por substituto levou a um nome bastante peculiar e famoso: o da atriz Regina Duarte.

Regina Duarte é uma grande apoiadora do governo Bolsonaro desde o período das eleições, e foi convidada para assumir a pasta após a saída de Alvim. Em tese, a atriz teria até o último sábado (18) para dar uma resposta para o governo sobre seu aceite ou não. Entretanto, a atriz apenas confirmou que está em um processo de “noivado” com a administração Bolsonaro, conhecendo mais sobre as ações da secretaria e seu possível cargo.

Em sua conta oficial do Twitter, o próprio presidente cita este período de entendimento como um “noivado” e espera excelentes frutos para o país.

Em meio a confusão gerada na classe artística do país, do lado oposto ao de Regina, estão os artistas ditos de “esquerda”, contra as reformas conservadoras de Bolsonaro, como o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, Fernanda Montenegro, José de Abreu, entre outros. Estas novas ações relembraram uma entrevista de 2019 ao El País, em Chico demonstra o descontentamento de parte da classe artística com as ações do governo para a pasta da Cultura, em especial a ausência de investimentos no setor e as duras críticas do presidente e seus aliados a este segmento.

Chico Buarque nunca escondeu a sua estreita relação com o Partido dos Trabalhadores (PT) e possui um tom bastante duro ao se tratar à Jair Bolsonaro e suas escolhas políticas, assim como Regina sempre declarou abertamente seu apoio ao governo bolsonarista. Durante a entrevista, Chico diz “Só posso dizer o seguinte: em vista da qualidade dos ministros deste Governo, acho que é preferível que a cultura não tenha ministério”.

O seu pensamento foi cumprido, já que não há mais um ministério, apenas uma secretaria especial, mas agora com tons ainda mais ameaçadores para os apoiadores da esquerda. A própria Regina Duarte já se posicionou em relação a polêmicas envolvendo seu nome com o governo, dizendo, por exemplo, que reconhece o valor da Lei Rouanet para o meio artístico, mas que é necessário transparência, apoiar novos talentos, e que o Estado não patrocine a cultura nos moldes anteriores ao do Governo Bolsonaro, sendo um financiamento privado. 

Para quem não se recorda, há quase um ano, durante uma entrevista com Pedro Bial no programa da Globo “Conversa com Bial”, o apresentador brincou que a atriz poderia virar Ministra da Cultura, caso a pasta ainda existisse, e ela respondeu que gostaria de ser convidada para atuar na área.

Caso Regina Duarte realmente venha a ser exercer cargo na Secretaria de Cultura do Governo, o contrato assinado com a Rede Globo deve ser suspenso. De acordo com a política da empresa, em comunicado “A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna de conhecimento de todos os colaboradores”.

Conforme os últimos depoimentos da atriz e do presidente, além da nota, ainda não está claro se Regina Duarte aceitou oficialmente o convite.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: