Roberto Alvim é demitido de seu cargo após referência ao nazismo

Ministro da cultura divulga vídeo onde cita trechos de discurso de Joseph Goebbel, ideólogo nazista e confirma: 'as ideias contidas na frase são absolutamente perfeitas'
Ministro da cultura divulga vídeo onde cita trechos de discurso de Joseph Goebbel, ideólogo nazista e confirma: 'as ideias contidas na frase são absolutamente perfeitas'
Carol Souza
Por Carol Souza

Após a polêmica envolvendo Roberto Alvim, secretário de Cultura, que transmitiu um vídeo nas redes sociais com referências do nazismo, o presidente Jair Bolsonaro comunicou que deverá demiti-lo de seu cargo.

Conforme divulgado pelo portal do Estadão, auxiliares do presidente revelaram que a situação com Alvim acabou tornando-se “insustentável”, o que culminou na decisão do afastamento definitivo do secretário. Ainda segundo o portal, Marcelo Álvaro Antônio, atual ministro do Turismo, já foi comunicado da decisão.

O polêmico vídeo - que aparentemente foi tirado do ar - trás Alvim durante o anúncio do Prêmio Nacional das Artes, citando trechos de um discurso de Joseph Goebbels, ideólogo nazista, além de, como música de fundo, usar uma das músicas tidas como favoritas de Hitler.

Internautas apontam até mesmo a semelhança entre a disposição dos móveis e decorações da sala onde o vídeo foi gravado, com uma imagem de Goebbels em sua sala.

Leia também: Secretário nacional da Cultura faz discurso parafraseando ministro da Propaganda de Hitler

Tão cedo foi dita, a fala de Alvim imediatamente causou repulsa na web, por parte de internautas, artistas, e até mesmo apoiadores do governo Bolsonaro, que pressionaram o presidente para a demissão de Alvim do seu cargo. Até mesmo Rpdrigo Maia, presidente da Câmara, se manifestou nas redes sociais dizendo que o afastamento de Alvim deveria ocorrer “urgentemente”.

Sobre o discurso, mais cedo Alvim se explicou dizendo que a frase de cunho nazista foi apenas uma “coincidência retórica”, porém, na web, internautas não perdoaram o episódio, muito menos aceitaram a explicação. Alvim ainda comentou na ocasião que o próprio presidente teria confirmado a ele sua permanência como secretário.

Durante entrevista, mesmo afirmando ter sido coincidência, Alvim admitiu ter se inspirado na declaração de Goebbels para seu próprio discurso, dizendo que repudia o nazismo mas afirmando que “as ideias contidas na frase são absolutamente perfeitas”.

Alvim ainda disse “assinar embaixo” sobre "A filiação de Joseph Goebbels com a arte clássica e com o nacionalismo em arte é semelhante a minha e não se pode depreender daí uma concordância minha do toda a parte espúria do ideal nazista”.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: