Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados

Os Jogos Olímpicos de Tóquio deverão ocorrer de 24 de Julho a 9 de Agosto de 2021
Os Jogos Olímpicos de Tóquio deverão ocorrer de 24 de Julho a 9 de Agosto de 2021

Nesta manhã de terça-feira (24) o Governo Japonês juntamente com o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiram postergar a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em vários países.

Há várias semanas, entidades representantes de várias modalidades esportivas e comitês de diversos países vinham solicitando ao COI que o evento fosse adiado. Os próprios Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) entraram com solicitação recentemente junto ao COI para o adiamento do evento para um ano após a data programada.

O COI e o Governo Japonês mantinham a postura de não mudar a data, devido ao evento possuir um contrato entre as partes que dificulta a prestação de serviços, além do país-sede já estar apresentando significativa melhora no quadro de infectados pelo novo coronavírus.

Entretanto, como a doença está se espalhando rapidamente pela Europa e Américas, muitos atletas estão com as suas preparações físicas prejudicadas, além de não terem finalizado campeonatos classificatórios para as Olimpíadas devido à quarentena requisitada em países como Estados Unidos, uma das maiores potências esportivas.

A organização do evento internamente já estava também comprometida, já que ações anteriores aos jogos como o Revezamento da Tocha Olímpica e o treinamento dos Voluntários dos Jogos foram adiados para não comprometer a saúde de seus participantes. Os organizadores ainda planejavam como o revezamento ocorreria e atletas japoneses já se indispuseram em realizar este primeiro evento.

Países como a Noruega e a Austrália comunicaram ao COI que não enviariam seus atletas para as disputas, além disso, Canadá e Estados Unidos também se demonstraram descontentes com o posicionamento do COI em manter a data, aja vista a ameaça à saúde de atletas e espectadores.

Comentários

Leia também