Google lembra dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em novo Doodle

Primeiro Jogos Olímpicos aconteceu na Grécia e o próximo será realizado no Brasil

Google lembra dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em novo Doodle
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Há 120 anos, encerravam-se os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna e esse acontecimento histórico acaba de ganhar um Doodle do Google. Atletas de 14 países deram o seu melhor em competições de nove esportes Olímpicos: ginástica artística, atletismo, ciclismo (estrada e pista), esgrima, tiro, natação, levantamento de peso e luta olímpica (greco-romana).

Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade, em uma nova versão que permitia a participação de atletas de todo o mundo; os Jogos anteriores permitiam que apenas atletas do sexo masculino de origem grega participassem das competições.

Após aprovação oficial da proposta no primeiro Congresso Olímpico realizado em 1894, a escolha da cidade-sede foi unânime. Quatorze séculos depois, Atenas, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, receberia os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que se iniciaram no dia 6 de abril e terminaram em 15 de abril de 1896.

Para o barão de Coubertin, o renascimento dos Jogos Olímpicos não era apenas um sonho, mas também uma consequência dos avanços científicos e culturais do século XIX. “Os homens começaram a viver menos isoladamente, raças diferentes aprenderam a conhecer e a entender o outro melhor e, ao comparar suas forças e conquistas na arte, na indústria e na ciência, uma rivalidade honrosa surgiu entre eles, encorajando-os a atingir feitos ainda maiores”, diz o barão na introdução do Relatório Oficial dos Jogos Olímpicos de 1896, já apresentando os conceitos do que posteriormente se tornariam os valores do Olimpismo: respeito, amizade e excelência.

Doodle do Cazuza

Cazuza ganha homenagem do Google em Doodle

Na última segunda-feira (04) de Abril, Cazuza, se estive vivo, completaria 58 anos e a data especial também ganhou homenagem no Google Brasil em formato de Doodle.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: