Conheça 'Celia' a assistente virtual da Huawei

A assistente virtual 'Celia' estará disponível para a nova geração de smartphones da Huawei, o P40
A assistente virtual 'Celia' estará disponível para a nova geração de smartphones da Huawei, o P40
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A Huawei acaba de lançar a sua nova assistente virtual “Celia”. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (26), durante a apresentação da nova série P40, e contou que a assistente estará disponível para a Europa e América Latina como a versão ocidental da Xiaoyi, que está disponível na China.

A IA atende através do comando “Hey, Celia”, além de também poder ser ativada por um pressionar e segurar do botão de energia por um segundo. Mas, de acordo com a companhia, a nova assistente ainda não possui o português como um de seus idiomas disponíveis. Inicialmente, os idiomas serão inglês, espanhol e francês, estando disponível nos seguintes países: Reino Unido, Espanha, Chile, Colômbia, México e França.

Com a nova geração de celulares, a Huawei trará os smartphones P40, P40 Pro e P40 Pro+, substituindo a já adorada linha P30. Com “Celia”, que no momento só estará disponível para a linha P40, a gigante chinesa dará adeus ao Google Assistente e entra no seleto grupo de companhias que conta com IA, que são Google Assistente, Siri (Apple), Bixby (Samsung), Alexa (Amazon).

Este avanço da Huawei é fundamental para seu desenvolvimento em tempos de restrições de acesso à tecnologia norte-americana com a guerra comercial. Atualmente, a empresa está impedida de utilizar e disponibilizar os serviços do Google em seus novos modelos de smartphones devido às restrições impostas pelos Estados Unidos desde o ano passado.

Celia fará comandos triviais já conhecidos pelo grande público, como: fazer chamadas, enviar mensagens, definir lembretes, programar o despertador e tocar uma música. Mas, como diferencial, está a integração de “Celia” com a função ‘AI Lens’ (similar ao Google Lens) e também um sistema de tradução que permite a conversa entre duas pessoas em um mesmo ambiente conversando e falando idiomas diferentes.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: