Após atrasos e polêmicas de "crunch", The Last of Us Part II é adiado indefinidamente

Continuação da franquia já sofreu adiamento anterior e gerou polêmicas sobre trabalho excessivo na Naughty Dog
Continuação da franquia já sofreu adiamento anterior e gerou polêmicas sobre trabalho excessivo na Naughty Dog
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Inicialmente programado para 21 de fevereiro, "The Last of Us: Parte II" já havia sido adiado para 29 de maio com o argumento de Neil Druckmann referente à necessidade de se entregar um jogo "à altura" da Naughty Dog. Agora, para tristeza geral dos fãs da franquia que já estavam aguardando ansiosamente pela estreia oficial, a Sony anunciou através das redes sociais que o lançamento foi adiado novamente, e desta vez não inseriu uma nova data, já que a duração da pandemia do novo coronavírus ainda é incerta.

"A SIE [Sony Interactive Entertainment] tomou a difícil decisão de adiar, por prazo indeterminado, os lançamentos de The Last of Us Part II e Marvel's Iron Man VR", revelou os perfis do PlayStation no Twitter, gerando milhares de comentários sobre o assunto em questão de poucos minutos.

Nas redes sociais, a lamentação se mistura aos comentários de solidariedade, já que estamos falando sobre uma crise global que, nem de longe, fazia parte dos planos da equipe, ainda mais com as recentes polêmicas de "crunch" na Naughty Dog. O termo é comumente utilizado para descrever a cultura do trabalho exagerado na indústria de games. Segundo o jornalista Jason Scheirer, em texto para o Kotaku, as condições de trabalho dos desenvolvedores na empresa ultrapassam barreiras lógicas, já que muitos funcionários teriam declarado, em entrevistas concedidas a Scheirer, que a procura pela excelência leva os empregados a um nível tão alto de estresse que as pessoas entram no chamado "burnout", uma estafa que impossibilita o especialista a desenvolver ideias, também gerando sérias consequências de saúde. Confira a nota oficial divulgada pela Naughty Dog sobre o novo adiamento:

Com isso em mente, há quem diga que o adiamento funcione como aspecto principal para a perfeição final do jogo, que entra na lista das produções eletrônicas mais aguardadas do ano. Assista ao gameplay de The Last Of Us 2:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: