Bolsonaro diz que se sentirá violentado se for obrigado a mostrar exame de Covid-19

Presidente diz que a AGU deve ter recorrido e afirma que ninguém é obrigado a revelar os exames para Covid-19.
Presidente diz que a AGU deve ter recorrido e afirma que ninguém é obrigado a revelar os exames para Covid-19.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O presidente Jair Bolsonaro segue passos contrários às expectativas de ação contra a pandemia e, apesar das cobranças e determinações judiciais que exigem a revelação de seus exames para detecção da Covid-19, sob argumentação de "interesse público". Nesta quinta-feira (30), entretanto, Bolsonaro afirmou que se sentirá violentado caso seja realmente obrigado a revelar os exames, em um dos maiores e mais desnecessários mistérios já vistos durante o conturbado período. 

A repercussão sobre a recente fala do presidente repercute nas redes sociais, com diversos comentários indignados e comparações com 2018, quando Bolsonaro foi esfaqueado e internado às pressas. Na ocasião, ele publicou várias fotos em situações extremamente delicadas, exibindo, inclusive, uma bolsa coletora de urina e fazendo as famosas gesticulações a favor do armamento. Para os internautas, não há sentido na negativa em expor os exames, a não ser que o resultado seja positivo, e mesmo assim, muitos acreditam que um falso teste negativo poderia ser apresentado para livrar o presidente de implicações legais trágicas.

A pressão para que Bolsonaro apresente o teste foi iniciada após sua viagem para os Estados Unidos, em março, quando descobriu-se que mais de 20 pessoas próximas ao presidente na comitiva contraíram a doença. O presidente fez os exames, gerou ansiedade pelo resultado e após algum tempo, confirmou o teste negativo, sem apresentar o exame oficial, ao contrário de outras figuras públicas, que ao serem solicitadas exibiram os documentos comprovantes do resultado, positivo ou não.

Bolsonaro, entretanto, é firme em sua colocação. "Você sabe que nós dois tivermos com uma doença grave nós não somos obrigados a divulgar o laudo. Isso é uma lei. E a lei vale pra todo mundo, tá ok? A AGU deve ter recorrido, e se nós perdermos o recurso, daí vai ser apresentado. E vou me sentir violentado. A lei vale para o presidente e para o mais humilde cidadão brasileiro", declarou nesta manhã.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: