Em "Hollywood", da Netflix, Ryan Murphy incomoda a crítica e é aplaudido pelo público

Série Hollywood divide opiniões entre especialistas mas é ovacionada pelo público em geral.
Série Hollywood divide opiniões entre especialistas mas é ovacionada pelo público em geral.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A série "Hollywood" estreou na grade da Netflix na última sexta-feira (1º) e não demorou muito para entrar na lista de destaques da plataforma, chamando a atenção do público que, tradicionalmente, não recebe tantos conteúdos negativos sobre a indústria cinematográfica norte-americana, que apesar de apresentar resultados belíssimos nas telas de cinema, da televisão e, atualmente, nas redes de streaming, carrega uma história recheada de preconceitos, abusos de vários tipos e lutas constantes para conquistar um espaço digno no ramo. Na série, Ryan Murphy foi além das expectativas e acabou incomodando muitos críticos e cinéfilos pelo mundo, exibindo uma fraquíssima nota entre os especialistas no Rotten Tomatoes: 59%, entre 80 críticas.

No mesmo site, o público "comum" avalia a série com 82% de aprovação, mostrando que a dualidade entre as avaliações é gritante. Obviamente, já era esperada uma reação ambígua à nova produção de Murphy, que reforça as contradições da indústria em meio a um cenário completamente realista que somente há pouquíssimo tempo passou a exibir uma valorização mínima pelos negros, pelos homossexuais e quem mais esteve por tanto tempo excluído do estrelato. 

E isso não é tudo. A cada episódio, Murphy insere alguma referência escandalosa na narrativa, mostrando personagens complexos que a todo instante provocam a fúria no espectador, a exemplo do inescrupuloso agente Henry Wilson, conhecido por abusar constantemente de jovens atores, prometendo a tão cobiçada fama nos filmes hollywoodianos.

O principal objetivo em "Hollywood" é apresentar o que poderia ter acontecido caso a indústria cinematográfico tivesse investido na representatividade desde a época retratada no seriado, fato que a coloca como lista das "produções fantasiosas" para boa parte da crítica especializada, que parece repudiar o simples otimismo nostálgico e simbólico de Murphy em uma obra que, no final das contas, está arrancando elogios fervorosos do público. 

Assista ao trailer de "Hollywood":

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: