Com protótipo incendiado e mudanças climáticas, SpaceX se prepara para lançamento da Crew Dragon Demo-2

O lançamento deve ocorrer hoje (30), às 16h22min
O lançamento deve ocorrer hoje (30), às 16h22min
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Nesse sábado (30) o primeiro foguete da SpaceX será lançado após algum tempo de adiamento. Entretanto, não se sabe até o momento se realmente o evento irá acontecer após o fracasso do lançamento de um protótipo que ocorreu ontem (29) e de declarações do CEO da empresa, Elon Musk, em suas redes sociais. A Nasa e a SpaceX mantém a programação.

O protótipo de foguete foi um teste de lançamento na tarde de ontem, realizado no sul do Texas. Mas, após ligar o motor, o veículo foi envolvido por fogo causando danos no local de testes e no hardware da aeronave. Este protótipo é diferente do que iria ser lançado hoje e serve para testar o design da futura nave espacial da Space X.

Elon Musk foi ao seu Twitter na manhã de sábado e informou que: "Estamos avançando com o lançamento hoje, risco de cancelamento pelo tempo de 50%". O lançamento já havia sido adiado três dias atrás por más condições climáticas.

Denominada de missão “Demo-2”, esta é uma parceria da empresa de Elon Musk com a Nasa, e irá levar os astronautas da Nasa Doug Hurley e Bob Behnken à Estação Espacial Internacional. 

Douglas Hurley (53) e Robert Behnken (49) são os astronautas responsáveis
Douglas Hurley (53) e Robert Behnken (49) são os astronautas responsáveis
Douglas Hurley (53) e Robert Behnken (49) são os astronautas responsáveis

Até o momento, na incerteza do lançamento, os astronautas da NASA escalaram há pouco a bordo da espaçonave Crew Dragon da SpaceX enquanto se preparam para uma missão na Estação Espacial Internacional.

Esta é a primeira missão tripulada da agência espacial americana em 9 anos e a decolagem está prevista para as 16h22 (horário de Brasília). As transmissões estão ocorrendo nas plataformas digitais da Space X e da Nasa.

Acompanhe ao vivo 👇

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: