BTS apoia Black Lives Matter: "Somos contra a discriminação racial. Condenamos a violência"

Grupo sul-coreano declarou apoio aos movimentos anti-racistas em publicação nas redes sociais.
Grupo sul-coreano declarou apoio aos movimentos anti-racistas em publicação nas redes sociais.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O BTS decidiu fazer uma publicação em apoio às manifestações do movimento Black Lives Matter, contrariando algumas sugestões que internautas que acreditavam que o grupo não iria opinar sobre os acontecimentos, pois são raras as ocasiões em que os músicos disparam suas opiniões políticas. Nesta quinta-feira (4), o perfil oficial do BTS no Twitter publicou um texto reforçando a união diante dos protestos. 

“Somos contra a discriminação racial. Condenamos a violência. Você, eu e todos nós temos o direito de ser respeitados. Nós vamos ficar juntos. #BlackLivesMatter", disse o grupo na rede social, pouco depois que os fãs de K-pop se uniram para eliminar hashtags racistas nas redes sociais, como a controversa "All Lives Matter" e a incompreensível "WhiteLivesMatter", que figuravam entre os assuntos do momento na última quarta-feira (3). 

A estratégia utilizada pelos internautas foi usar as mesmas hashtags para disparar falas contrárias aos ideais racistas dos usuários que tentavam boicotar as ações de cobrança ao governo e ao próprio povo, que em grande parte insiste em manter os olhos e ouvidos tampados para informações cruciais sobre o entendimento primordial do racismo estrutural e sistemático ainda vigente ao redor do planeta. 

Além de apoiar a luta anti-racista, o BTS também lançou uma nova música, como parte das comemorações da Festa 2020 (ciclo de "presentes" do grupo para os fãs, incluindo vídeos, fotos e faixas inéditas). A música "Still With You", inicialmente prometida para sexta-feira (5), teve sua divulgação antecipada e já chegou com recorde nas costas, alcançando 1 milhão de streams no SoundCloud em apenas 28 minutos, superando a antiga detentora do título, "Tonight", de Jin. Formado em 2013 pela Big Hit, o grupo, composto por Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook, atingiu um sucesso estrondoso e entrou para a lista "Korea Power Celebrity" da Forbes, que classifica as celebridades mais poderosas e influentes da Coreia do Sul.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: