Bolsonaro ameaça retirar Brasil da Organização Mundial da Saúde

O presidente acusou a OMS de ser uma 'organização partidária'.
O presidente acusou a OMS de ser uma 'organização partidária'.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A exemplo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Bolsonaro ameaçou hoje (5) que tiraria o Brasil da Organização Mundial da Saúde, acusando a organização internacional de atuar de forma política. Na semana passada, Trump informou que os EUA sairiam por acreditar que organização favorecia a China.

A fala de Bolsonaro foi dita em uma entrevista em frente ao Palácio da Alvorada, em que disse: "O Trump cortou a grana deles, voltaram atrás em tudo. Adianto aqui: os Estados Unidos saíram da OMS, a gente estuda [fazer isso] no futuro. Ou a OMS trabalha sem o viés ideológico ou a gente vai estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora para dar palpite na saúde aqui dentro". "É o seguinte: ou a OMS realmente deixa de ser uma organização política, partidária, assim, vamos dizer, até partidária, ou nós estudamos sair de lá", declarou o presidente.

Trump e Bolsonaro são defensores do uso da cloroquina para o tratamento dos casos de coronavírus, apesar dos estudos pouco favoráveis. Nessa semana, a OMS voltou atrás em relação a interromper os estudos da cloroquina após uma revisão feita pela revista científica The Lancet, citando que o artigo poderia ter erros no levantamento de dados. Bolsonaro citou também este ocorrido para fomentar a sua fala.

Desde o reconhecimento como pandemia em relação ao novo coronavírus, o presidente se mantém contrário as recomendações dadas pela organização, com constantes embates com a alta cúpula da OMS. Bolsonaro continua participando de manifestações com alta aglomeração, raramente utiliza máscaras e não mantém isolamento com sua família.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: