Ian Holm, o Bilbo Bolseiro, morre aos 88 anos; Relembre os filmes do ator

Ator ganhou o prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante por Carruagens de Fogo (1981)
Ator ganhou o prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante por Carruagens de Fogo (1981)
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Ian Holm, mais conhecido pela performance nos filmes da franquia “Senhor dos Anéis” e “Hobbit”, “Carruagens de Fogo” e “Alien”, morreu aos 88 anos. Um representante do ator afirmou que Holm morreu no hospital na sexta-feira (19) de manhã após batalha de anos contra a doença de Parkinson. 

Célebre pelas interpretações da maior parte do cânone de Shakespeare, Holm também se destacou na produção original de "The Homecoming", de Harold Pinter, que ele também trouxe para a Broadway. Ele começou a trabalhar em filmes apenas no meio de sua carreira, estreando com uma adaptação de sua performance em "Sonho de uma noite de verão" em 1968.

A partir daí, as portas começaram a se abrir para o cinema, com filmes de grande orçamento, a exemplo daqueles já mencionados anteriormente, e produções independentes de altíssima qualidade, como o premiado “Carruagens de Fogo” (1981), ganhador dos prêmios Oscar de melhor filme, melhor roteiro original, melhor trilha sonora original e melhor figurino, e também responsável pelo prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante para Holm. Outros ótimos títulos de exemplo da belíssima carreira do ator são  "As loucuras do rei George"; "Crônicas de uma Certa Nova Iorque" e “Big Night”.

Extremamente versátil e seletivo com os trabalhos, Holm recebeu, em 1998, o título de cavaleiro da rainha Elizabeth II por sua contribuição ao drama. Foram décadas de trabalho até que ele ficasse conhecido como andróide no “Alien” de 1979 e como treinador olímpico no “Carruagens de Fogo”, abrindo caminho para os trabalhos seguintes até a chegada de “Senhor dos Anéis”, sem dúvidas um marco histórico na sua carreira. 

Ian Holm Cuthbert nasceu em Goodmayes, Inglaterra, e ingressou na Academia Real de Arte Dramática em 1950, saindo em 1953 para fazer seu serviço militar. No ano seguinte, ele ingressou na Royal Shakespeare Company em Stratford-on-Avon e fez sua estréia em "Othello". 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: