Alanis Morissette lança reedição "Deluxe" em comemoração ao 25º aniversário de "Jagged Little Pill"

A coleção, lançada apenas digitalmente, apresenta um álbum ao vivo como bônus, gravado em Londres no início deste ano.
A coleção, lançada apenas digitalmente, apresenta um álbum ao vivo como bônus, gravado em Londres no início deste ano.
Carol Souza
Por Carol Souza

Para muitos de nós da geração dos anos 90, o álbum "Jagged Little Pill", de Alanis Morissette, foi a trilha sonora de nossos primeiros corações partidos e romances mal sucedidos. Agora, podemos reviver nossas lembranças e ressignificá-las com a nova edição "deluxe" de 25 anos do álbum. A reedição, com lançamento somente digital, acompanha um álbum ao vivo como bônus especial, gravado em Londres no início de 2020, antes da rápida acensão da pandemia da COVID-19.

"Jagged Little Pill" foi lançado originalmente em 1995 pela Maverick Records. O disco catapultou Morissette, então com apenas 20 anos, para fama internacional e enorme sucesso comercial, digno de dezenas de prêmios. No 38º Grammy Awards de 1996, "Jagged Little Pill" foi indicado à nove Grammys e ganhou cinco, incluindo "Melhor Álbum de Rock" e "Álbum do Ano" - fazendo dela a mulher mais jovem da época a receber o prêmio. Naquele ano, Morissette também ganhou esses equivalentes no "Canadian Juno Awards". E com impressionantes 33 milhões de cópias vendidas, "Jagged Little Pill" é um dos discos mais vendidos de todos os tempos!

São os dois maiores singles do álbum, "You Oughta Know" e "Ironic", que deram ao terceiro LP de Morissette um imenso poder de permanência. As duas músicas ajudaram a definir o som alternativo do grunge de meados dos anos 90 - que era, é claro, um gênero dominado por homens, a exemplo das quatro maiores, Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden.

"You Oughta Know", em particular, provou ser um dos hinos de separação mais duradouros no rock. A música marcou Morissette como uma jovem revoltada no momento de seu lançamento, mas ela acabou abraçando sua personalidade pública cheia de raiva.

"Eu acho que a raiva é incrível", ela disse recentemente ao The Independent. "Acho que muitas pessoas quando pensam em raiva, pensam em destruição, agindo com raiva destrutiva, e não é isso que penso quando penso em raiva. Penso no fogo, na capacidade de dizer não e nas mudanças, em defender-se ou proteger alguém".

Como dito acima, a versão do 25º aniversário vem com uma versão acústica ao vivo do álbum, gravada no início de 2020 no Shepard's Bush, em Londres. Morissette também remasterizou quatro dos videoclipes originais do álbum para "Ironic", "You Oughta Know", "Hand In My Pocket", "You Learn" e "Head Over Feet" em resolução total de 4K, e eles estrearão no canal da cantora no YouTube entre hoje, 26 de junho, e 2 de julho.

Seu nono álbum, "Such Pretty Forks in the Road", teve seu lançamento previamente anunciado para 1º de maio, mas o mesmo teve de ser adiado devido à pandemia de coronavírus.

Com sua nova data ficada para 31 de julho, o álbum é o seu primeiro material novo desde 2012. Morissette também fará turnê na América do Norte com o Garbage e Liz Phair para comemorar o aniversário de "Jagged Little Pill", mas também devido à pandemia, a turnê foi adiada para 2021. Confira a edição especial de "Jagged Little Pill" em comemoração ao seu 25º aniversário.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: