"Os Simpsons": Produtores afirmam que série animada não terá mais atores brancos dublando personagens negros

Os atores brancos interpretaram personagens recorrentes, como Apu, Dr. Hibbert, Carl Carlson e Oficial Lou.
Os atores brancos interpretaram personagens recorrentes, como Apu, Dr. Hibbert, Carl Carlson e Oficial Lou.
Carol Souza
Por Carol Souza

Após anos de críticas, os produtores de "Os Simpsons" anunciaram que os atores brancos vão parar de interpretar personagens negros no programa.

De acordo com uma declaração divulgada neste final de semana pelo portal The Hollywood Reporter, "Seguindo em frente, os Simpsons não terão mais atores brancos dublando personagens não-brancos".

Como a série de scripts em horário nobre mais antiga da história da televisão, "Oos Simpsons" nem sempre envelheceram com elegância. Os personagens principais brancos de Springfield podem morar em um bairro multicultural, mas o elenco nunca refletiu essa diversidade.

Em 2017, o comediante Hari Kondabolu lançou "The Problem With Apu", um documentário sobre representação de grupos marginalizados. Ele estudou a questão através das lentes do personagem Apu Nahasapeemapetilon, o estereotipado proprietário indiano-americano do Kwik-E-Mart dublado pelo ator branco Hank Azaria. A resposta do programa que foi ao ar - uma conversa sem sentido sobre um livro censurado - não foi apenas sem graça, foi uma interpretação de má fé da crítica de Kondabolu.

Até o final de 2018, os produtores de "Os Simpsons" pareciam estar em desacordo público sobre a direção dos personagens do BIPOC (black, indigenous ,and people of colour - negros, indígenas e pessoas de cor) em geral e Apu em particular. Um produtor, Adi Shankar, procurou soluções online para "o problema do Apu", antes de desistir e anunciar que o Apu seria cancelado do programa.

Isso foi refutado pelo criador Matt Groening, que insistiu em "Adoramos Apu" e "Temos orgulho de Apu".Mas, mesmo assim, o personagem praticamente desapareceu. Então, no início deste ano, o próprio Azaria falou, dizendo que "não fará mais a voz de [Apu]", ao pedir mais "inclusão na sala do escritor".

Em sua maneira lenta, "Os Simpsons" pareciam ter se estabelecido - pelo menos em relação a Apu. Mas outros personagens de cores continuaram sendo dublados por vozes brancas. Até o anúncio deste final de semana, Azaria ainda interpretava Carl Carlson e o Oficial Lou Lou, ambos negros, bem como o latino Bumblebee Man. Além disso, Harry Shearer dubla o personagem Dr. Hibbert, e como THR aponta, Tress MacNeille dublou uma variedade de personagens não brancos ao longo dos anos.

A decisão dos "Simpsons" de investir em um elenco mais diversificado ocorre quando outros desenhos animados voltados ao público adulto também lutam à favor da representação. Ainda neste final de semana um dos dubladores de "Family Guy", Mike Henry, anunciou que não dará mais voz ao personagem Cleveland.

Outro exemplo ocorreu na semana passada, quando Jenny Slate anunciou que deixará "Big Mouth" e Kristen Bell desistiu de um papel em "Central Park" para que os atores negros pudessem ser a voz e expressar esses personagens.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: