Spotify, TikTok ou Nubank não abrem no iPhone? Saiba o motivo

Vários apps deixaram de funcionar corretamentos nos dispositivos iOS nesta sexta, 10
Vários apps deixaram de funcionar corretamentos nos dispositivos iOS nesta sexta, 10
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Usuários de iPhone e iPad em todo o mundo se depararam com um grande incômodo nesta sexta-feira (10): vários aplicativos, como Spotify, TikTok e, nos casos dos brasileiros, o Nubank, não abriam nos dispositivos. Ao que parece, os problemas já foram corrigidos e podem ter sido ocasionados por uma falha específica do SDK do Facebook, utilizado por esses aplicativos para Login. 

O Facebook reconheceu a existência de problemas com o SDK do iOS e confirmou, no início da manhã, que já estava investigando o problema. Pouco tempo depois, a empresa confirmou que estava trabalhando em uma correção, enquanto muitos aplicativos, a exemplo do Spotify, conseguiram resolver os problemas separadamente.

Vários aplicativos utilizam o login do Facebook como uma das opções ao usuário, por isso são diversos os exemplos levantados pelos internautas, que também apontavam problemas para abrir jogos como Free Fire, Mario Kart Tour e PUBG Mobile, além de outros apps diversos, como Tinder, Pinterest e Waze. 

De acordo com o Down Detector, um serviço que monitora serviços online, os problemas começaram com o Spotify às 7h (horário de Brasília) e continuaram por mais algumas horas. Até o momento, a quantidade de aplicativos afetados pelo problema, mas estima-se que seja bem maior do que a lista já apontada pelos internautas. 

O site TechRadar realizou alguns testes com o Spotify e constatou que o serviço ainda funcionava normalmente uma variedade de dispositivos Android, e os aplicativos de desktop também não eram afetados. De acordo com o Business Insider, um desenvolvedor anônimo confirmou que conseguiu descartar determinados recursos conectados ao SDK do Facebook para garantir que seus aplicativos continuassem funcionando normalmente, comprovando que o problema devia estar conectado ao recurso. 

Se você ainda estiver enfrentando problemas para abrir aplicativos no iPhone, recomendamos tentar utiliza-los com a internet desconectada. Segundo os testes do TechRadar, ao desligar a conexão em dispositivos iOS, o Spotify abria normalmente, pois não tentava realizar o login através do SDK do Facebook. Com isso, foi possível se reconectar à internet logo após entrar no app, mantendo-o aberto e pronto para executar músicas. Lembre-se de desligar tanto o Wi-Fi quanto a internet móvel para fazer o teste. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: