Nasa busca vestígios de vida em marte com lançamento do rover Perseverance

foguete Atlas V, da United Launch Alliance, partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
foguete Atlas V, da United Launch Alliance, partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A Nasa lançou na manhã desta quinta-feira (30) seu novo veículo espacial em Marte, o rover Perseverance, em uma jornada de seis meses ao Planeta Vermelho. O veículo espacial do tamanho de um carro foi lançado no espaço em cima de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, que partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. É a terceira e última missão de Marte a deixar a Terra neste verão.

O rover Perseverance é, essencialmente, um carro autônomo de caça alienígena, com a principal missão de encontrar possíveis sinais de vida antiga escondidos no solo marciano e envasá-los para que possam ser devolvidos à Terra através de uma nova missão robótica.

O rover Perseverance deve chegar em fevereiro de 2021 no Planeta Vermelho
O rover Perseverance deve chegar em fevereiro de 2021 no Planeta Vermelho
O rover Perseverance deve chegar em fevereiro de 2021 no Planeta Vermelho

Além de ser o quinto veículo espacial da Nasa em Marte, o Perseverance também representa uma série de estreias, hospedando o primeiro microfone em Marte para capturar os sons da descida do veículo espacial à superfície e tirando fotos com uma câmera equipada com a função Zoom. O rover também carrega um helicóptero super leve destinado a se tornar a primeira aeronave extraterrestre; é o primeiro veículo movido a plutônio americano; está carregando as primeiras amostras de roupas espaciais para testes em outro planeta; e será o primeiro veículo espacial a coletar amostras da sujeira de Marte para enviar de volta à Terra. 

O Perseverance já está em níveis estáveis de segurança no espaço, mas ainda passará seis meses navegando pelo vazio envolto por uma estrutura chamada "aeroshell", construída pela Lockheed Martin, que também construiu as cápsulas que transportaram com segurança todos os robôs da NASA para a superfície de Marte. 

A expectativa é de que o rover chegue ao destino em fevereiro de 2021, quando ainda precisará enfrentar o maior de todos os desafios: executar uma aterrissagem perfeita. Este é o fator de maior angústia entre os engenheiros da Nasa, que chegaram a chamar a sequência de descida do rover de "sete minutos de terror". Vale lembrar que a missão custa US$ 2,7 bilhões. 

Assista ao lançamento do Atlas V equipado com o rover Perseverance:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: