Taxa de homicídios cresce 6% no Brasil, mesmo com a pandemia

Quarentena, isolamento e distanciamento social não foram capazes de reduzir a violência
Quarentena, isolamento e distanciamento social não foram capazes de reduzir a violência
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A taxa de homicídios no Brasil teve um acréscimo de 6% no primeiro semestre, segundo informações divulgadas pelo Índice Nacional de Homicídios do G1. Foram 22.680 mortes violentas nos primeiros seis meses do ano, 1.323 a mais do que os 21.357 registrados em 2019. 

Especialistas da área de segurança mantêm ma preocupação grande com os dados, obtidos em meio à pandemia da Covid-19, quando os índices teriam chances de diminuir devido à aplicação de medidas relacionadas a quarentena, isolamento e distanciamento social, o que por si só já colocaria menos pessoas nas ruas.

Entretanto, muitas destas mortes podem estar atreladas a confrontos específicos entre facções criminosas, além de casos de vingança, execuções da milícia, e violência doméstica. O acréscimo frustra os recentes recordes de baixas registrados em 2018 e 2019. No ano passado a queda chegou a 19%. 

Muitos casos fatais podem estar conectados a crimes organizados
Muitos casos fatais podem estar conectados a crimes organizados
Muitos casos fatais podem estar conectados a crimes organizados

A região Nordeste foi a mais afetada pelo acréscimo da violência com resultados fatais, com 22,4% de alta, enquanto outras regiões, como a Norte e Centro-oeste, apresentam quedas de 13,8% e 10,4%, respectivamente. No Sul, houve 1,7 de crescimento nos assassinatos, e no Sudeste, os valores se mantiveram estáveis. 

No âmbito político, discute-se a relação do acréscimo nas taxas de homicídios com a "separação" entre Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, que a cada novo ciclo do mandato mostra que a segurança pública está entre seus pontos secundários de prioridade no governo, que dialoga constantemente sobre a economia. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: