Descoberta de fosfina em Vênus indica possibilidade de vida extraterrestre

O gás está exclusivamente associado à vida na Terra, mas pode estar presente em Vênus por motivos ainda incompreensíveis
O gás está exclusivamente associado à vida na Terra, mas pode estar presente em Vênus por motivos ainda incompreensíveis
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Astrônomos detectaram a presença do gás fosfina nas nuvens de Vênus, indicando novas possibilidades de vida extraterrestre, apesar da simples presença do gás não ser o suficiente para dizer com certeza que o planeta hospeda outras formas de vida. A única afirmação plausível no momento é a de que algo que ainda não conseguimos compreender com exatidão está acontecendo em Vênus. 

A fosfina é uma molécula tóxica e explosiva com um odor extremamente desagradável. Astrônomos descobriram o gás pútrido à espreita, dentro de uma camada de nuvens em Vênus, onde as temperaturas são muito próximas às de nosso planeta. Eles não encontraram muito - apenas pequenos traços na mistura de nuvens de ácido sulfúrico que circundam o planeta.

“É equivalente a algumas colheres de sopa em uma piscina olímpica”, disse David Clements, astrofísico do Imperial College de Londres e parte da equipe que fez a descoberta. Mas encontrar até mesmo uma pequena quantidade de fosfina em Vênus é atraente por causa da forma que o gás é obtido Terra, onde é preciso ser fabricado artificialmente por humanos, geralmente em produtos como fumigantes ou armas biológicas.

A fosfina também pode ser encontrada em pântanos, onde se acredita que seja produzida por micróbios, e nas entranhas dos animais, ou até mesmo em suas fezes. Acima de tudo, é um gás que está quase exclusivamente associado à vida na Terra, o que levanta a possibilidade de ser um sinal de micróbios flutuando nas nuvens venusianas.

Esta, obviamente, é apenas uma das várias suposições dos cientistas, que também incluem uma série de fatores ainda não compreendidos, como possíveis quedas de raios e meteoros na superfície do planeta. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: