Sem verbas, Bolsonaro mantém Bolsa Família e suspende a criação do Renda Brasil

Bolsonaro classificou a proposta de Paulo Guedes para financiar o programa como 'devaneio'
Bolsonaro classificou a proposta de Paulo Guedes para financiar o programa como 'devaneio'
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O presidente Jair Bolsonaro publicou hoje (15) em suas redes sociais que "está proibido" falar sobre o programa Renda Brasil, após várias tentativas de sua equipe econômica de buscar soluções para financiar o novo projeto do governo. Com isso, está mantido o programa Bolsa Família.

No domingo (13), em entrevista ao G1, o secretário da Economia, Waldery Rodrigues, relatou que aposentadorias poderiam ser congeladas para financiar o programa. O presidente, por sua vez, disse que esta hipótese é um "devaneio" e que a intenção não é tirar "dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos".

O Renda Brasil visava ser o substituto do Bolsa Família, aproveitando a experiência do governo com o auxílio emergencial, que irá até dezembro, para criar um novo programa com valor superior à iniciativa dos governos petistas. O Auxílio Emergencial disponibilizado durante a pandemia foi um sopro positivo de popularidade ao atual governo.

A suspensão da criação do programa vem após várias tentativas da equipe econômica, que não conseguiu chegar a um acordo no corte de gastos do governo. Estudava-se congelar benefícios, como aposentadorias, e também a redução do auxílio-desemprego. Para Bolsonaro, estas propostas estão fora de cogitação.

"Quem porventura vier propor para mim uma medida como essa, eu só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa. É gente que não tem o mínimo de coração, o mínimo de entendimento [sobre] como vivem os aposentados no Brasil", relata o presidente.

Confira o anúncio de Bolsonaro:

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: