Pesquisa Ibope mostra variação de aprovação do governo Bolsonaro entre as capitais

Essa é a primeira rodada de pesquisas nas capitais
Essa é a primeira rodada de pesquisas nas capitais
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) realizou uma primeira rodada de levantamentos para analisar a avaliação dos cidadãos de todos os estados brasileiros sobre o governo Bolsonaro

As percepções entre diferentes regiões é bastante variável nas 25 capitais, entre aprovação de ótimo ou bom, ou reprovação, ruim ou péssimo. A única capital excluída da avaliação após o registro oficial das candidaturas para as eleições 2020, foi São Luís, no Maranhão.

Por exemplo, em Salvador, na Bahia, 18% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom. Já em Roraima, Boa Vista, a aprovação já alcança 66% dos entrevistados. Consequentemente, os índices de desaprovação também são disparadamente desproporcionais.

O Governo Bolsonaro tem destaque positivo especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, e é mais fortemente reprovado no Nordeste, Sul e Sudeste. A última pesquisa Ibope realizada em setembro, apontava 40% de aprovação do governo contra 29% de reprovação. 

Na pesquisa realizada somente em São Paulo, que avaliou o governo federal, estadual e a prefeitura da capital realizada entre 13 e 15 de outubro, mostrou que a gestão de Bolsonaro foi avaliada como Ótima/Boa: 24%, Regular: 26%; Ruim/Péssima: 48%; Não sabe/não respondeu: 1%.

As capitais foram divididas em três grupos: 1) As cidades com aprovação dentro da média nacional, com pequenas variações; 2) as cidades com aprovação acima da média nacional; 3) as cidades com alto percentual de eleitores que reprovam o governo.

As capitais divididas por grupos são 1) Goiânia, Palmas, João Pessoa, Maceió, Macapá, Belo Horizonte e Natal; 2) Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Cuiabá e Rio Branco; 3) Salvador, Teresina, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Recife, Belém, Vitória e Florianópolis.

Fonte: Primeira rodada de pesquisas do Ibope
Fonte: Primeira rodada de pesquisas do Ibope
Fonte: Primeira rodada de pesquisas do Ibope

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: