Nasa e Nokia se unem para instalar rede 4G na lua

A instalação da rede 4G faz parte do programa Artemis, que visa estabelecer uma base sustentável na superfície lunar até 2028
A instalação da rede 4G faz parte do programa Artemis, que visa estabelecer uma base sustentável na superfície lunar até 2028
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A empresa de telefonia Nokia anunciou que está trabalhando com a Nasa para construir uma rede 4G/LTE na lua até o final de 2022. Além da comunicação de voz e transmissão de dados, a rede móvel poderia fornecer energia à navegação, transmitir dados biométricos para que os controladores possam administrar mais eficientemente os dados sobre a saúde de cada astronauta e o status de cada instrumentos utilizado na superfície lunar.

A instalação da rede 4G faz parte do programa Artemis, da NASA, que visa estabelecer uma base sustentável na superfície lunar até 2028. Várias empresas foram contratadas pela agência em negociações que somam mais de US$ 370 milhões.

Utilizando tecnologia disponível comercialmente, como estações base 4G leves, a Nokia, que possui um núcleo de trabalho voltado para equipamentos de comunicação de back-end, de torres de celulares a satélites, promete que a rede lunar será "ultracompacta, de baixo consumo de energia, endurecido pelo espaço, LTE ponta a ponta".

Entre as expectativas posteriores à instalação da rede, já está inclusa a atualização para 5G ao longo do tempo. Humanos só devem ser levados à lua entre 2023 e 2024, segundo as projeções da própria Nasa, que realiza testes de um novo foguete para levar os astronautas de volta à superfície lunar com máxima segurança e eficiência. 

O novo foguete une as tecnologias da Nasa com o design de uma empresa privada sediada no Texas, a Intuitive Machines, que garantirá a entrega do equipamento na lua através de um módulo lunar conectado pela rede 4G/LTE, projetada para suportar as condições extremas de lançamento e pouso lunar, além da operação funcional fora da Terra. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: