Ministro Alexandre de Moraes é sorteado o relator do inquérito sobre Bolsonaro e Moro no STF

A escolha ocorreu a partir de um sistema eletrônico de sorteio do Supremo.
A escolha ocorreu a partir de um sistema eletrônico de sorteio do Supremo.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O Supremo Tribunal Federal está investigando a possível intervenção do presidente Jair Bolsonaro na autonomia da Polícia Federal, denunciado pelo ex-ministro do governo, o juiz Sérgio Moro. O responsável pelo inquérito era o então ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13 e agora seguirá com novo ministro.

A definição de um novo relator veio após a determinação do atual presidente da casa, Luiz Fux, em redistribuir o caso entre os atuais ministros do local. Com isso, por meio do sorteio de um sistema eletrônico do STF, o ministro Alexandre de Moraes foi o escolhido e deverá seguir com as investigações. A ação de Fux atendeu à solicitação de celeridade do processo pelos advogados do ex-ministro Moro. 

No momento, se o rito se seguisse como anteriormente, os processos do gabinete de Celso de Mello deveriam ser repassados ao seu novo substituto. O nome indicado para a vaga veio do próprio presidente, e se trata do desembargador Kassio Nunes Marques. Entretanto, o nome dele precisa ser confirmado pelo Senado e a sua sabatina deve ocorrer nesta quarta (21).

Atualmente, a investigação está parada, aguardando outra decisão do STF, relacionada ao formato do depoimento do presidente Jair Bolsonaro à PF. O ex-ministro Celso de Mello requereu que Bolsonaro fosse presencialmente dar seu depoimento, mas a Advocacia-Geral da União solicita que o depoimento ocorra por meio escrito.

Agora, além deste inquérito de intervenção na PF, Moraes também é relator do inquérito das fake news, que investiga disseminação de notícias falsas e já prendeu e investigou vários políticos, empresários e blogueiros apoiadores de Bolsonaro e também analisa a investigação que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos em todo o país.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: