Pacientes são resgatados durante incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio

Funcionários do hospital e voluntários ajudaram a remover os pacientes da ala atingida pelas chamas
Funcionários do hospital e voluntários ajudaram a remover os pacientes da ala atingida pelas chamas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi atingido por um incêndio na manhã desta terça-feira (27), gerando caos durante o resgate dos pacientes, que precisaram ser evacuados às pressas. De acordo com informações do porta-voz do hospital, Lauro Botto, nenhum paciente foi ferido ou teve intoxicação, mas o setor atingido pelas chamas e fumaça teve grande parte das estruturas comprometidas. 

Uma das primeiras ações desempenhadas pelos bombeiros foi impedir que os cilindros de oxigênio explodissem, resfriando a ala atingida pelo incêndio em caráter de urgência máxima, ao mesmo tempo em que funcionários do hospital trabalhavam com agilidade para remover os pacientes, alguns deles no meio de tratamentos, e outros entubados.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento de pânico em que várias macas eram empurradas com velocidade para fora do hospital, com auxílio de voluntários que passavam pelo local. Parte dos pacientes foi remanejada para uma borracharia próxima à corporação, e somente três tiveram que ser transferidos para outras unidades: dois para o Hospital Municipal Souza Aguiar, Centro, e um para o Evandro Freire, na Ilha do Governador. 

Veja o momento em que pacientes são retirados às pressas do local:

O incêndio começou no Prédio 1, onde se concentra o setor de Emergência, internações e exames de imagem do hospital. O Prédio 2, onde funciona o Centro de atenção à mulher, à criança e ao adolescente, também foi parcialmente atingido pela fumaça. O local ainda conta com mais quatro alas: Prédio 3, de Oncologia clínica e perícia médica; Prédio 4, de Administração; Prédio 5, onde funciona o laboratório e o centro de estudos e residência médica; e o Ambulatório do Prédio 6. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: