Bolsonaro e Guedes iniciam plano de privatização do SUS

Decreto publicado no DOU autoriza a criação de um modelo de privatizações para as unidades básicas do SUS
Decreto publicado no DOU autoriza a criação de um modelo de privatizações para as unidades básicas do SUS
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Um decreto publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira (27) abre caminho para a criação de um modelo de privatização para unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS). O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e abriu uma série de debates envolvendo políticos, a própria população e profissionais da área médica, incluindo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), que chamou a decisão do governo de "arbitrária". 

O decreto entra na mira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República e prevê estudos "de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde". Entretanto, o CNS acredita que o principal objetivo da proposta é transformar o SUS em um modelo lucrativo de negócios e, consequentemente, enfraquece-lo nos quesitos mais relevantes à população. 

"Nós, do Conselho Nacional de Saúde, não aceitaremos a arbitrariedade do presidente da República, que no dia 26 editou um decreto publicado no dia 27, com a intenção de privatizar as unidades básicas de saúde em todo o Brasil. Nossa Câmara Técnica de Atenção Básica vai fazer uma avaliação mais aprofundada e tomar as medidas cabíveis em um momento em que precisamos fortalecer o SUS, que tem salvado vidas. Estamos nos posicionando perante toda a sociedade brasileira como sempre nos posicionamos contra qualquer tipo de privatização, de retirada de direitos e de fragilização do SUS", diz a declaração emitida pelo CNS após a publicação do decreto. 

O programa de concessões e privatizações do governo apresenta como objetivo principal a obtenção de "soluções para a quantidade significativa de unidades básicas de saúde inconclusas ou que não estão em operação no país". O Decreto nº 10.530/2020 já está em vigor e institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil para o período de 2020 a 2031.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: