Lula e Ciro se reconciliam em busca de novos interesses

O ex-presidente e o ex-ministro selaram uma trégua em reunião realizada em setembro
O ex-presidente e o ex-ministro selaram uma trégua em reunião realizada em setembro
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Lula, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) estavam com relações cortadas desde as eleições presidenciais de 2018, mas ambos decidiram selar uma trégua, em gesto que pode simbolizar a busca por novos interesses, incluindo uma reprogramação de união que possa favorecer os dois partidos de esquerda na corrida pela presidência em 2022. 

A reunião ocorreu no início de setembro, na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e levou uma tarde inteira para ser concluída, reunindo diversos argumentos de Ciro em relação às mágoas com o PT e as lembranças de Lula sobre os constantes ataques do ex-ministro ao partido. O armistício foi intermediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, após tratativas que duraram mais de um mês. 

Apesar das discussões sobre mágoas e os motivos que levaram ao afastamento, o assunto principal da conversa foi a gestão do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 e as projeções dos resultados eleitorais para as prefeituras. 

O clima entre Ciro e Lula chegou ao limite ao longo das eleições de 2018, quando Lula foi impedido de concorrer por causa da condenação na Lava-Jato no caso do tríplex do Guarujá. No primeiro governo de Lula, sua relação com Ciro, então ministro da Integração Nacional, era amistosa e descrita como leal, mas passou por turbulências durante a crise do mensalão, em 2005. 

A discórdia ganhou força devido à proposta do PT para que Ciro tivesse a possibilidade de ser vice de Lula para que ele assumisse a cabeça da chapa após o indeferimento. Ele classificou a oferta como uma "aberração" e ainda criticou a manobra realizada pelo PT para tirar a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, com o intuito de apoiar a reeleição de Paulo Câmara. Graças a esse acordo, o PSB desistiu de fechar uma aliança com Ciro nas eleições. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: