Análise aponta eficácia superior a 90% na vacina da Pfizer contra Covid-19

A vacina garante proteção contra Covid-19 após 28 dias da aplicação inicial
A vacina garante proteção contra Covid-19 após 28 dias da aplicação inicial
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A farmacêutica americana Pfizer divulgou nesta segunda-feira (9) o resultado do estudo preliminar referente à fase 3 da vacina experimental contra a Covid-19 desenvolvida em parceira com a alemã BioNTech, atestando uma eficácia superior a 90% na prevenção da doença. 

Os dados ainda não atingiram a etapa de revisão por pares, portanto, ainda não poder ser publicados em nenhuma revista científica. 94 participantes com Covid-19 fizeram parte da análise provisória em que a Pfizer examinou os detalhes de quem recebeu a vacina e de quem recebeu doses placebo. 

O presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, afirma que os resultados preliminares simbolizam um "grande dia para a ciência e para a humanidade". A primeira análise de eficácia provisória foi conduzida por um Comitê de Monitoramento de Dados externo ao estudo clínico de fase três, responsável por supervisionar os ensaios nos Estados Unidos e garantir a segurança dos participantes. 

Com os resultados, a Pfizer e a BioNTech afirmam que a vacina garante proteção contra Covid-19 após 28 dias da aplicação inicial de um esquema de duas doses. "Estamos alcançando esse marco crítico de desenvolvimento do nosso programa de vacina no momento em que o mundo mais precisa, com taxas de infecção atingindo novos recordes, hospitais quase excedendo a capacidade e as economias lutando para reabrir", comemorou Bourla.

As farmacêuticas também foram transparentes em relação ao índice de efeitos colaterais da vacina, constatando que 42% dos participantes do ensaio clínico apresentaram algum tipo de reação adversa após a aplicação, todos sem riscos sérios à segurança dos envolvidos. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: