Prefeito Edmilson Rodrigues promete 'fazer de Belém a capital nacional das bicicletas'

O candidato eleito do PSOL fez a promessa em uma publicação no Twitter. Foto: Uirá Lourenço / Mobilize
O candidato eleito do PSOL fez a promessa em uma publicação no Twitter. Foto: Uirá Lourenço / Mobilize
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), possui uma série de desafios escalados em seu cronograma quando assumir o comando da capital paraense em 2021, sobretudo em relação aos problemas estruturais e às dívidas acumuladas na cidade, além da ameaça de uma segunda onda global de Covid-19 impulsionada pelo relaxamento das medidas restritivas.

As principais metas do psolista giram em torno das urgências das classes menos favorecidas, motivo pelo qual ele prometeu criar um programa de renda mínima semelhante ao auxílio emergencial e, entre outras medidas, diminuir o status da fome. Além disso, o prefeito recém-eleito promete dedicar grandes recursos - incluindo, provavelmente, seus conhecimentos de arquitetura - para transformar a cidade na capital nacional das bicicletas

"Vamos fazer de Belém a capital nacional das bicicletas, no meio da amazônia. Temos que aproveitar a potencialidade de demanda e o relevo urbano predominantemente plano, tudo muito propício pra implantar um sistema cicloviário eficiente e integrado aos outros modais de transporte", declarou Rodrigues em uma rede social, nesta quinta-feira (3). 

Durante a gestão de Zenaldo Coutinho (PSDB), as medidas favoráveis aos ciclistas incluíram a ampliação de quase 50% da malha cicloviária e o projeto Bike Belém, que limitou-se a pequenos pontos nos bairros centrais. 

O baixo relevo de Belém favorece projetos de menores custos para a criação de ciclovias, o que também pode gerar uma gradativa diminuição da quantidade de veículos em circulação, dependendo dos atrativos gerados com a ampliação da malha cicloviária, além das possíveis áreas de lazer que acompanharão determinados projetos. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: