Bolsonaro comemora fim do imposto para importação de revólveres e pistolas

Meta do presidente para flexibilizar o armamento segue obtendo conquistas
Meta do presidente para flexibilizar o armamento segue obtendo conquistas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A Câmara de Comércio Exterior publicou uma resolução no "Diário Oficial da União" (DOU) desta quarta-feira (9) que zera a alíquota de importação de revólveres e pistolas, atualmente firmada em 20% do valor do produto. A mudança, que passa a valer a partir de janeiro de 2021, foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro, cuja meta de governo está atrelada à flexibilização do armamento aos brasileiros. 

Com a decisão, o Brasil adiciona os revólveres e pistolas na lista de produtos que ganharam alíquotas diferentes do que outros países do Mercosul praticam através da Tarifa Externa Comum (TEC). A redução dos impostos seguem as pretensões de Bolsonaro desde a campanha presidencial de 2018, quando gesticulava com a mão e clamava por tiroteios em seus discursos. 

Em uma rede social, o presidente comemorou o fim dos impostos com uma foto segurando uma arma dentro de um campo de tiro ao alvo. Em seguida, nos comentários, ele afirmou que o "Governo do Brasil zerou impostos de importação de 509 produtos para o combate ao covid-19, produtos que combatem o câncer, HIV, equipamentos de energia solar e produção médica, exames, cirurgias oftalmológicas, informática, arroz, soja e milho" e que outras reduções "continuam em estudo".

A redução da alíquota não será aplicada a armas carregadas exclusivamente pela boca, revólveres para tiros de festim, armas de ar compromido, tampouco pistolas lança-foguetes. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: