Japão relata ter identificado nova variante do coronavírus em viajantes do Brasil

A nova variante teria sido encontrada em 4 passageiros.
A nova variante teria sido encontrada em 4 passageiros.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O governo do Japão informou neste domingo (10) que detectou uma nova variante do coronavírus em quatro passageiros provenientes do Brasil que chegaram ao aeroporto de Tóquio no último dia 2. 

De acordo com a divulgação, os quatro passageiros estiveram no estado do Amazonas, e, de acordo com o Ministério da Saúde Japonês todos testaram positivo para o vírus após passarem por um período em quarentena no aeroporto. As identidades e nacionalidades dos viajantes não foram reveladas, apenas suas condições de saúde, sexo e faixa etária: um homem na faixa dos 40 anos de idade apresentou problemas respiratórios, uma mulher de cerca de 30 anos relatou dor de cabeça e garganta e um adolescente teve febre.

O estado do Amazonas vem sofrendo com uma severa segunda onda de Covid-19, tendo mais de 213 mil casos de infectados e 5600 mortes ligadas à doença. Apesar da notícia do governo japonês, tanto o governo estadual quanto federal ainda não deram seu conhecimento sobre a nova cepa.

O Governo Japonês afirma que a variante é diferente da novas cepas encontradas no Reino Unido e na África do Sul, e que detectou mais três casos de infecção  da variante britânica no país. Está válido até o fim de janeiro a suspensão de entrada de cidadãos estrangeiros, após o país ter registrado casos de infectados com as novas cepas britânica e sul-africana.

"Até o momento, não há indícios que mostram que essa nova variante encontrada é altamente infecciosa", disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão. Tanto Tóquio e suas cidades ao redor, quanto Manaus, estão em decreto de estado de emergência.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: