Band irá transmitir a Fórmula 1 em 2021 e 2022 após desistência da Globo

A Globo tentou novas rodadas de negociação, mas desistiu devido aos altos valores cobrados na proposta da Liberty Media
A Globo tentou novas rodadas de negociação, mas desistiu devido aos altos valores cobrados na proposta da Liberty Media
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Depois de longas negociações com a Liberty Media, a Band adquiriu os direitos de transmissão do Mundial de Fórmula 1 nas temporadas de 2021 e 2022, seguindo a esteira de desistência da Rede Globo, que não irá mais exibir a principal categoria do automobilismo em sua grade nos próximos anos. As informações foram confirmadas inicialmente pelo colunista Flávio Ricco e, mais tarde, pelo jornalista Erich Beting. No entanto, o acordo ainda não foi oficializado pela emissora paulista.   

A Band foi a primeira emissora a realizar transmissão do Mundial de Fórmula 1, em 1980, perdendo os direitos no ano seguinte para a Globo, que passou a cobrir a categoria de forma ininterrupta até o fim da temporada 2020, quando o acordo não foi renovado. A confirmação de desistência foi dada pela Globo na última quinta-feira (4), quando afirmou a impossibilidade de renovação do contrato com a Liberty Media. 

“A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo”, explicou a emissora carioca em comunicado oficial. 

A motivação central da desistência da Globo gira em torno principalmente do valor de aproximadamente US$ 22 milhões (cerca de R$ 120 milhões) cobrado pela Liberty Media pelos direitos de transmissão, além das novas estratégias de renovação da grade televisiva da Globo, que promete modificar suas programações a partir do final deste ano, começando pela histórica saída de Fausto Silva do Domingão do Faustão. 

Na corrida pela audiência, a Band certamente garantirá um retorno positivo com a exibição das próximas temporadas da Fórmula 1, mas se a Globo desistiu do contrato após anos de tradição transmitindo a competição, é porque existem riscos evidentes no acordo. A Disney tentou uma parceria com o SBT para negociar a assinatura do contrato com a Liberty, mas desistiu por entender que era inviável financeiramente, assim como a TV Cultura, que também entrou na corrida mas ficou pelo caminho. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: