Foguete chinês descontrolado pode cair na Terra em breve

O primeiro estágio do foguete Long March-5B Y2 pode atingir áreas povoadas na Terra
O primeiro estágio do foguete Long March-5B Y2 pode atingir áreas povoadas na Terra
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A China lançou com sucesso, em 29 de abril, o módulo principal de sua estação espacial prevista para ser concluída até o final de 2022, mas o primeiro estágio do foguete chinês que colocou o módulo em órbita está caindo descontroladamente em direção à Terra, podendo atingir áreas povoadas. 

Intitulado "Tianhe", que significa "Harmonia dos Céus", o módulo foi lançado em um Long March-5B Y2, o maior foguete da China, e embora a maioria dos foguetes seja lançada em dois estágios, o primeiro estágio geralmente entra novamente em um local conhecido, ou alguns permanecem em órbita até que eventualmente sejam queimados na reentrada (apenas os foguetes de primeiro estágio SpaceX Falcon retornam à Terra em uma aterrissagem controlada).

Para alguns especialistas espaciais, os gigantes componentes do foguete chinês podem atingir algumas áreas imprevisíveis na Terra. "As chances são de que essa coisa se desintegre no oceano", disse Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard. "Mas há uma chance de que atinja uma área povoada. E então poderíamos estar observando alguns danos à propriedade, com sorte, sem vítimas."

McDowell também fez questão de lembrar que este não é o primeiro erro da China com o Long March. "O primeiro foi há um ano e também entrou novamente, causando alguns danos às aldeias da Costa do Marfim. Espalhou pedaços de metal por cerca de 160 quilômetros de terra."

Em um comunicado emitido na última terça-feira (4), o Pentágono informou que está rastreando o foguete chinês para tentar prever as áreas de queda dos destroços e, assim, evitar possíveis tragédias. O Comando Espacial dos EUA espera que o foguete caia na Terra no próximo sábado (8). 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: