Marvel pode enfrentar batalha para exibir 'Shang-Chi' e 'Os Eternos' na China

Ligados diretamente à China, os dois filmes podem enfrentar sérios problemas para entrar no mercado chinês
Ligados diretamente à China, os dois filmes podem enfrentar sérios problemas para entrar no mercado chinês
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Dois grandes filmes de super-heróis da Marvel, "Shang-Chi" e "Os Eternos", podem enfrentar uma dura batalha judicial para serem exibidos nos cinemas da China, de acordo com um recente relatório da mídia estatal chinesa. As informações acrescentam mais lenha na fogueira dos rumores que envolvem o muro entre o setor criativo norte-americano e a aceitação dos chineses. 

O CCTV6 China Movie Channel exibiu uma lista das datas de lançamento para oito dos 10 títulos programados da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), deixando "Shang-Chi" e "Os Eternos" de fora, sem explicação. De acordo com a programação oficial, os dois títulos chegariam logo após a estreia de "Viúva Negra", previsto para chegar em 9 de julho nos cinemas dos EUA. 

Apesar de parecer pequena, a omissão reforça as informações de que a mídia chinesa estaria agindo sob a jurisdição do poderoso departamento de propaganda da China, que dá a palavra final sobre as aprovações de filmes. Vale ressaltar, inclusive, que o país não opera um mercado livre de cinema, já que todos os filmes estrangeiros precisam receber a aprovação do governo e passar por uma habitual política de censura, caso seja decidido que é necessário. 

"Shang-Chi" e "Os Eternos" têm conexão direta com a China. “Shang-Chi” marcará a estreia do primeiro super-herói asiático da Marvel, interpretado pelo chinês Simu Liu, ao lado de Tony Leung Chiu-wai e Michelle Yeoh, ambos nomes conhecidos na China. “Os Eternos” é o primeiro filme da Marvel dirigido por uma "mulher de cor" - como os norte-americanos costumam chamar as pessoas de etnias diferentes -, Chloé Zhao, que nasceu na China e ganhou o Oscar 2021 de Melhor Filme por "Nomadland". 

"Shang-Chi" é o título que mais pode enfrentar problemas para entrar no mercado chinês, sobretudo por causa do personagem Fu Manchu, o vilão dos quadrinhos originais que acabou sendo o pai do protagonista. Fu Manchu foi retirado do novo filme para distancia-lo das conotações racistas que foram utilizadas nas HQs e foi remodelado como Wenwu, interpretado por Tony Leung Chiu-wai. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: