Google retira suas produções da China e promete dobrável para 2023

Segundo o New York Times, empresa estaria migrando para o Vietnã.

Google muda sua produção de smartphones para o Vietnã. Fonte: Divulgação/Google
Google muda sua produção de smartphones para o Vietnã. Fonte: Divulgação/Google
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Uma migração em massa está ocorrendo! Os fabricantes de smartphones estão cada vez mais retirando suas produções da China. Logo após a Apple, o Google optou por retirar toda a fabricação de smartphones do país.

A mudança é um tipo de resposta às crescentes tensões políticas geradas entre a China e os EUA, além das constantes interrupções na cadeia de suprimentos, resultado dos sucessivos bloqueios gerados pela pandemia. Segundo o jornal New York Times, parte da nova produção da linha píxel será feita no Vietnã, o que não é novidade, já que toda a série A foi fabricada no país.

Assim como a Apple, a decisão tomada pela companhia teve grande peso após a decisão da Luxshare e da Foxconn de mudarem os locais das suas produções de dispositivos. Um dos principais fatores para a transferência, é a batalha tarifária que vem se intensificando no país desde o final de 2019. A expectativa, conforme o jornal, é de que até o ano que vem, metade da produção dos smartphones seja feita no Vietnã.

Empresa afirma que fará celular dobrável em 2023. Fonte: Divulgação/Google
Empresa afirma que fará celular dobrável em 2023. Fonte: Divulgação/Google
Empresa afirma que fará celular dobrável em 2023. Fonte: Divulgação/Google

No entanto, a mão de obra chinesa ainda é necessária, o New York Times afirma que o Google está planejando um telefone dobrável para 2023, e para isso, a companhia deve precisar dos principais fornecedores do país.

A China ainda é, sem sombra de dúvidas, o maior fabricante de eletrônicos do mundo. No entanto, não são apenas os produtores de smartphones que estão abandonando o país, a Microsoft anunciou que alguns de seus consoles serão fabricados no Vietnã, a Amazon está fabricando suas Fire Tv’s na Índia e assim por diante.

Ainda nesta semana, o país anunciou uma queda pelo segundo mês consecutivo em suas atividades industriais e, uma vez que a cadeia de suprimentos se encontra rachada, é aberto um novo e grande espaço para uma possível ascensão da manufatura em outros países.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: