Twitch caiu? Grandes sites ficam fora do ar após falha do provedor Fastly

Uma falha geral no Fastly causou a queda de múltiplos sites, incluindo as agências de notícias CNN, The Guardian e BBC
Uma falha geral no Fastly causou a queda de múltiplos sites, incluindo as agências de notícias CNN, The Guardian e BBC
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Vários sites voltados para o grande público, incluindo Twitch, Reddit, Spotify, GitHub, Hulu, HBO Max, Quora, PayPal, Vimeo, e as agências de notícias CNN, The Guardian, The New York Times, BBC e Financial Times estão atualmente enfrentando uma interrupção. Acredita-se que uma falha no Fastly, um fornecedor popular de CDN, seja o motivo, de acordo com um gerente de produto do Financial Times.

A Fastly confirmou que está enfrentando problemas e afirmou que está investigando as possibilidades que levaram ao grande impacto internacional. Às 8h15 desta segunda-feira (8), alguns sites voltam gradativamente ao normal, depois que a Fastly afirmou ter encontrado a origem da falha geral: “O problema foi identificado e uma correção está sendo implementada”.

As redes de distribuição de conteúdo (CDNs) são uma parte essencial da infraestrutura da Internet. Essas empresas operam redes globais de servidores para melhorar o desempenho e a disponibilidade dos serviços da web. Os CDNs atuam como servidores proxy e armazenam em cache alguns dados o mais próximo possível do usuário final. Por exemplo, o conteúdo de mídia é frequentemente armazenado em cache em um servidor CDN perto de você para que não precise ser buscado no servidor original sempre que um usuário carrega uma página da web.

Com o tempo, os CDNs adicionaram mais recursos, como balanceamento de carga, proteção contra DDoS, firewalls de aplicativos da web e outros recursos de segurança. CDNs populares incluem Fastly, Cloudflare e Akamai.

O Fastly, em particular, é bastante popular entre os sites de mídia. A empresa abriu o capital em 2019 e as ações da empresa (NYSE: FSLY) estão atualmente sendo negociadas a US$ 48,06, uma queda de 5,21% em relação ao preço de fechamento de ontem.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: