Site das Lojas Renner é atacado por hackers e fica fora do ar

A empresa confirma o ataque cibernético e continua tentando corrigir os erros para reativar as atividades online
A empresa confirma o ataque cibernético e continua tentando corrigir os erros para reativar as atividades online
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O site oficial das Lojas Renner está há mais de 15 horas fora do ar devido a um ataque cibernético que afetou os principais setores de sua operação online. Internautas que tentam acessar o site www.lojasrenner.com.br ou a página de login da Realize, instituição financeira das Lojas Renner S.A., não estão conseguindo completar a ação, já que a equipe operacional da empresa segue trabalhando para contornar os erros encontrados e restabelecer o funcionamento dos sites com segurança aos clientes. 

Além dos sites destinados aos clientes, a página institucional, voltada para investidores, também está fora do ar. No entanto, o único endereço que gera ao menos uma mensagem explicativa para os usuários é a principal (lojasrenner.com.br), com uma tela de manutenção e um link para pagamento online, que também não funciona. No aplicativo da loja para Android, é exibida uma mensagem de instabilidade no sistema.

A Renner informou através de comunicado que as informações dos clientes estão seguras em seus principais bancos de dados, e também garantiu que as lojas físicas estão em pleno funcionamento. "Em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas", disse a empresa, que também se responsabilizou pela segurança dos dados, alegando que utiliza padrões rígidos de segurança e que está trabalhando para aprimorar ainda mais sua infraestrutura cibernética. 

O ataque por hackers tem se tornado uma dor de cabeça para grandes empresas no Brasil. Em junho, por exemplo, a JBS desembolsou US$ 11 milhões para recuperar seus sistemas após ter suas ações interrompidas nos EUA, Canadá e Austrália por causa de um ransomware, um tipo de vírus que bloqueia o acesso a informações armazenadas em um sistema com o objetivo de extorquir as vítimas em troca da liberação dos dados. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: