Paralimpíadas de Tóquio: Bandeira do Afeganistão desfila sem atletas na abertura dos Jogos

A bandeira do Afeganistão foi carregada como 'sinal de solidariedade', segundo o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons
A bandeira do Afeganistão foi carregada como 'sinal de solidariedade', segundo o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A bandeira do Afeganistão marcou presença no desfile de abertura das Paralimpíadas de Tóquio 2020, mas não havia nenhum atleta da delegação acompanhando a bandeira, já que o país vive uma crise política e diplomática severa após o avanço do Talibã, impedindo que os únicos dois atletas afegãos viajassem ao Japão para disputar os Jogos. 

Mesmo assim, a bandeira foi carregada por um voluntário e gerou comoção entre as comitivas presentes e o público que acompanhava a cerimônia pela televisão. Comentando sobre a decisão, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Andrew Parsons, afirmou que a bandeira do Afeganistão foi incluída na cerimônia em um sinal de solidariedade. 

Leia também: Talibã domina o Afeganistão e cria cenário trágico de guerra em Cabul

"Convidamos o representante das Nações Unidas aqui para ser o porta-bandeira. Decidimos isso ontem (domingo) em uma reunião do conselho. É importante destacar isso por ser uma mensagem de solidariedade e paz que enviamos ao mundo”, explicou o dirigente brasileiro. 

Os dois atletas da delegação afegã eram Zakia Khudadadi, primeira mulher a representar o país nos Jogos Paralímpicos, e Hossain Rasouli, ambos do tae kwon do. Abbas Karimi, nascido no Afeganistão, representará a delegação dos Refugiados, já que fugiu do país em 2013. 

A cerimônia de abertura também contou com um protesto de um grupo de japoneses no lado de fora do estádio. Na ocasião, os protestantes foram escoltados pela polícia após reclamarem sobre a alta dos casos de Covid-19 como motivo primordial para o cancelamento das atividades esportivas que envolvem visitantes do mundo inteiro. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: