Toninho Geraes acusa Adele de plágio na música 'Million Years Ago'

O compositor brasileiro afirma que 87% da música 'Million Years Ago' é plagiada de 'Mulheres', interpretada por Martinho da Vila
O compositor brasileiro afirma que 87% da música 'Million Years Ago' é plagiada de 'Mulheres', interpretada por Martinho da Vila
Marcos Henderson
PorMarcos Henderson

Adele está sendo processada por plágio pelo compositor brasileiro Toninho Geraes, que reuniu uma série de evidências técnicas para comprovar que a faixa "Million Years Ago", do álbum "25" de Adele, possui diversos elementos copiados de "Mulheres", eternizada na voz de Martinho da Vila. 

Em entrevista exclusiva à Veja, Geraes afirma que ficou estarrecido quando percebeu a semelhança entre as duas músicas. "A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada", disparou o compositor, que enviou duas notificações extrajudiciais para a equipe de Adele, a gravadora XL Recordings, a Sony Music e o produtor Greg Kurstin.

Com isso, os representantes de Adele terão que provar legalmente que "Million Years Ago" não utilizou trechos de "Mulheres" como inspiração direta na criação da popular faixa do álbum "25". De acordo com os documentos obtidos pela Veja, os responsáveis pela música da cantora britânica "se apropriaram das primeiras notas da introdução, refrão e final" da faixa cantada por Martinho. 

Na análise técnica dos documentos, é apontado que a música de Adele é 87% copiada da composição de Geraes, que ainda buscou um acordo com a acordo, mas decidiu partir para os meios legais devido à ausência de resposta dos representantes. "Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça", disse o advogado Fredímio Biasotto Trotta. 

Ouça a música "Million Years Ago", de Adele:

Ouça a música "Mulheres", composta por Toninho Geraes e interpretada por Martinho da Vila:

E, para colocar mais lenha na fogueira, ouça o mashup das duas canções criado pela Jeska Produções: