Mariana assume defeito mas continua julgando todos em Pantanal
A matriarca da família Novaes alfineta tudo e todos durante sua estadia no Pantanal


Mariana (Selma Egrei) ostenta uma das personalidades mais amarguradas da novela Pantanal, algo que até foi amenizado graças ao carisma intenso de Zaquieu (Silvero Pereira) mas não será exterminado. Nos próximos capítulos, a mãe de Irma (Camila Morgado) e Madeleine (Karine Teles) reconhecerá seus grandes erros, mas não deixará de lado o arrogante costume de julgar tudo e todos ao seu redor.
A chegada de Mariana na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) será conturbada, mas o dono das terras fará de tudo para criar um ambiente agradável e cuidar da ex-sogra, que não demora muito para adquirir ranço de Tadeu (José Loreto), apontando o filho de Filó (Dira Paes) como uma espécie de vilão cretino.

Apesar de exagerada, a intuição de Mariana terá um pingo de verdade, afinal ela acredita fielmente que Tadeu pretende tomar o lugar de Jove (Jesuíta Barbosa) na fazenda e, de fato, é exatamente isso que o peão pretende fazer, devido ao acúmulo de ódio pelo favoritismo do playboy. A cobiça de Tadeu vai aumentar seu desejo pelo comando da fazenda e fará com que ele crie situações cada vez mais complicadas para Jove.
Além disso, Mariana vai disparar farpas para os outros peões, esticando seus julgamentos até mesmo para o novo pretendente de Irma, o enigmático Trindade (Gabriel Sater). Em uma conversa com a filha, Mariana pede para ela tomar cuidado com o romance, creditando aos peões uma desconfiança injustificada. Pelo visto, ainda vai demorar para a avó de Jove se acalmar em Pantanal.
