Perseverance: Como funciona o Rover que trará amostras de Marte à Terra

O astromóvel procura um local para mandar amostras do planeta vermelho.

Perseverance coletou amostras do solo marciano para enviar à Terra. Fonte: Reprodução/YouTube
Perseverance coletou amostras do solo marciano para enviar à Terra. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Perseverance, também conhecido como Percy, é um rover planetário baseado nas configurações do Curiosity feito no Mars Science Laboratory. Desenvolvido pela NASA, foi lançado em 30 de julho de 2020 com destino a Marte. Hoje, após dois anos de pesquisa e depois de coletar amostras do solo marciano, o astromóvel busca locais onde uma espaçonave possa pousar trazendo estas amostras para a Terra.

A missão Mars Sample Return (MSR) trará à Terra amostras do solo Marciano para estudo intensivo em laboratórios em busca de sinais de vida microscópica passada no Planeta Vermelho. A parceria estratégica entre a NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia) envolve várias naves espaciais, incluindo um foguete lançado da superfície de Marte.

Para que a missão tenha sucesso, é necessário determinar um local onde o veículo possa pousar, recuperando as amostras previamente coletadas pelo Perseverance, e decolar da superfície de Marte rumo à órbita e à Terra. A equipe de EDP (Entrada, Descida e Pouso) procura um local plano com um raio de 60 metros, dando o nome de “pista de pouso”.

Rover estuda solo do planeta vermelho procurando vida microscópica. Fonte: Divulgação/Nasa
Rover estuda solo do planeta vermelho procurando vida microscópica. Fonte: Divulgação/Nasa
Rover estuda solo do planeta vermelho procurando vida microscópica. Fonte: Divulgação/Nasa

Os rovers enviam os dados através de suas próprias antenas, os dados são captados por satélites que ficam na órbita de Marte e repassam essas imagens para as antenas que se localizam em nosso planeta, assim podendo ser finalmente analisadas pelos cientistas.

“A equipe da Perseverance está realizando todo o possível para nós, porque a Mars Sample Return tem necessidades únicas quando se trata de onde operamos”, disse o gerente do programa MSR Richard Cook.

O Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021, com uma missão planejada de pelo menos um ano na superfície de Marte. Após o pouso, o Perseverance imediatamente começou a enviar imagens de sua área ao redor, na frente e atrás do rover, usando suas câmeras de prevenção de perigos a bordo.

A primeira etapa do MSR já foi concluída, já que o Perseverance extraiu, coletou e selou nove amostras de rocha de Marte até o momento. A última, coletada em 6 de julho, é a primeira do antigo delta do rio da Cratera Jezero.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: