Juma (Alanis Guillen) já está acostumada com tragédias em Pantanal, mas uma morte inesperada deixará a personagem sem chão nos próximos capítulos da novela das nove. Caberá ao Velho do Rio (Osmar Prado) cuidar da menina-onça em um momento reflexivo que será responsável por uma importante evolução de personalidade na trama.
A última herança da família Marruá era a onça da região, mas em breve sua alma será levada para descansar em paz, encerrando de uma vez por todas o ciclo de Maria Marruá (Juliana Paes) e deixando Juma oficialmente sozinha para dar prosseguimento à linhagem com o filho em seu ventre.
A morte da onça provocará a mente de Juma e transformará sua vida drasticamente, sobretudo após ela perceber os possíveis caminhos ao lado da família Leôncio (Marcos Palmeira) e a necessidade de se manter firme na luta pela preservação do meio ambiente, lutando bravamente contra as ações covardes da exploração empresarial.
Não à toa, esta será a fase em que Juma e Jove (Jesuíta Barbosa) se reaproximam, selando a paz novamente com um beijo apaixonado, justamente no período em que José Leôncio encara um balde de água fria ao se tornar responsável pela morte de uma onça-pintada em suas terras.













